segunda-feira, 6 de junho de 2011

Habilidades necessárias para vendermos nosso peixe

O nosso Fórum das Comunicações já passou. Foi um sucesso, todos trabalharam muito por isso e conseguimos passar uma boa impressão da Acesso para o público externo. Agora é hora de voltar nosso foco para os projetos internos, a empresa está com uma boa demanda, vários clientes apareceram nas últimas semanas. Mas, por acaso, eu não sei sobre os detalhes e quais são realmente os projetos que estão na empresa. Sabem por quê? Porque os repasses no Fórum não estão atualizados. Lá os “Novos Briefings” são MBA em TI, Gilsemar, Flaire e outros mais antigos ainda. Que gestão de conhecimento sobre projetos deixaremos para as próximas gestões? Por isso, vamos aproveitar essa reta final de gestão para nos concentrarmos nos repasses de informações e agilizar os projetos que estão na empresa.

Nessa semana, a dica de capacitação vai para toda empresa. A maioria das pessoas que fazem parte do mercado de trabalho não faz a mínima ideia de como ou onde procurar as pessoas que irão formar suas equipes. A maior dificuldade é o fato de que muitos vendedores não SÃO vendedores, ESTÃO vendedores. Poucas pessoas planejam para si uma carreira de vendedor, entram na área por contingências e vão ficando. Muitos sonham a vida toda em atuar em outras áreas. Outros descobrem o enorme potencial de realização financeira e pessoal que a profissão pode possibilitar e buscam se desenvolver.

Mas, quais são as habilidades que o vendedor precisa ter para ser competente, fazer parte de sua equipe e encantar o seu cliente? Aqui vão algumas dicas:

1 - Evidentemente a primeira dica para lidar bem com o cliente é GOSTAR de conviver, de atender, de servir, de prestar serviço;

2 - A mais importante é: saber ouvir. Depois, saber ouvir, complementando com saber ouvir e terminando por OUVIR!

3 - Saber colocar-se no lugar do cliente = EMPATIA… Essencial!

4 - Conhecer a empresa em que trabalha e suas regras, conhecer profundamente o produto que vende e conhecer os concorrentes;

5 - A quinta dica é consequência da quarta. Passar confiança/segurança para o cliente. Comunicar-se bem ajuda;

6 - Utilizar conhecimentos e técnicas adequadas para demonstrar vantagens e benefícios de seu produto/empresa de forma honesta;

7 - Demonstrar de forma inequívoca MOTIVAÇÃO/ENTUSIASMO, vontade de servir, satisfação em estar ali fazendo o que está fazendo;

8 - Saber funcionar em equipe e atrair apoio e colaboração dos colegas. Eles podem socorrê-lo em momentos de sufoco;

9 - Ter foco. Checar a necessidade do cliente, atendê-la e só depois pensar em ampliar a venda. Nada de empurroterapia!

10 - A décima dica é ATENÇÃO. O seu cliente quer atenção. Aliás, ele quer atenção, atenção e atenção… Dê atenção SEMPRE!

11 - Jamais, Jamais minta para seu cliente. Lembre-se: você quer o cliente muitas vezes e uma negociação só é boa se for boa para as duas partes;

12 - Seja capaz de surpreender. Prometa menos e entregue Mais. Essa é a fórmula do encantamento.

As grandes empresas andam loucas à caça de profissionais que possuam essas habilidades. Você as tem? Mostre-se, apresente-se, habilite-se!

O Boss

Um comentário:

  1. Gostei muito do post!

    São coisas que a maioria já sabe mas quando a gente visuazila faz mais sentido, ou a gente se lembra e se empenha mais em fazer!

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