O espírito empreendedor antes da graduação
Vamos continuar a conhecer o Núcleo das Empresas Juniores de Juiz de Fora (NEJ). No primeiro post, os trainees da Presidência, Guilherme, Helena, Júlia, Nayara e Lucas, conversaram com o Diretor Presidente do NEJ, Felipe Bianchini. Dessa vez as trainees Bruna, Iara e Mariane conversaram com o Diretor de Desenvolvimento do NEJ e membro da Mais Consultoria (Empresa Junior da Faculdade de Engenharia de Produção da UFJF), Breno Cunha. Ele conta sobre a sua trajetória na faculdade de Engenharia e o senso de responsabilidade que adquiriu depois de ter assumido um cargo de diretoria do Núcleo das Empresas Juniores da UFJF.
Há quanto tempo existe o NEJ e qual é o seu objetivo dentro da UFJF?
O NEJ foi fundado em 2001, com o objetivo de auxiliar as empresas juniores da UFJF no seu desenvolvimento, promovendo integrações entre as empresas, oportunidades de benchmarkings, utilizando ferramentas juntamente com a FEJEMG (Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais) e a Brasil Júnior. Além disso, o objetivo era de representá-las perante a UFJF, fomentando o Movimento Empresa Júnior dentro da universidade. O objetivo do NEJ se resume na nossa missão: “Representar as EJ’s filiadas perante a UFJF buscando desenvolvimento e integração, contribuindo para o fortalecimento do MEJ na universidade”.
E quais são as principais funções da Diretoria de Desenvolvimento do NEJ?
A Diretoria de Desenvolvimento do NEJ foi criada visando alinhar a estrutura do Núcleo com as estruturas da FEJEMG e da Brasil Júnior. Esta é a área responsável por monitorar e prover meios para o desenvolvimento das empresas, através de capacitações, estímulo a benchmarkings e utilização de ferramentas gerenciais. É a área que atua junto às empresas, trabalhando e fomentando seu desenvolvimento, além de fazer um monitoramento de como está a situação da empresa, se ela enfrenta algum problema e como podemos saná-lo.
Quais são suas tarefas como Diretor de Desenvolvimento do NEJ?
Uma das principais funções do Diretor de Desenvolvimento do NEJ é realizar o monitoramento dos Comitês de Juiz de Fora vinculados ao NEJ-UFJF (são seis: Marketing, Recursos Humanos, Fiscal, Presidência, Qualidade e Responsabilidade Social Empresarial). Além disso, é de responsabilidade do Diretor de Desenvolvimento realizar a Pesquisa de Satisfação do NEJ com os empresários juniores, tanto com relação à gestão da diretoria executiva do NEJ quanto com relação aos produtos que o NEJ oferece às empresas como cases, comitês, entre outros; fomentar a realização de INTEJ’s (intercâmbio entre empresas juniores) e benchmark entre as EJ's do núcleo e promover capacitação para os empresários juniores através da coordenação de apresentações de cases em Reuniões Gerais.
Há quanto tempo você desempenha essa função no núcleo?
A eleição para o cargo aconteceu em março, iniciando a cogestão com o antigo Diretor de Desenvolvimento. A troca de gestão ocorreu no dia 1º de abril, quando assumi de fato o cargo.
Como você concilia os estudos da faculdade com um cargo de Diretor e o trabalho desenvolvido na Mais Consultoria?
Não é tarefa fácil conciliar os estudos da faculdade, ainda mais sendo engenharia, com o trabalho na minha EJ e no Núcleo. Estou atualmente no 5º período de Engenharia de Produção, sou Diretor de Gestão de Pessoas na Mais e Diretor de Desenvolvimento no NEJ. Conciliar todo o trabalho vem sendo um desafio. Para isso, é necessário realizar reuniões em horário de almoço, estudar nos fins de semana e ter dedicação exclusiva à faculdade e ao MEJ. Porém, a recompensa vale qualquer esforço. Minha empresa entende quando estou muito sobrecarregado e os outros membros da diretoria do NEJ também. Assim, fica mais fácil fazer um bom trabalho em todas essas áreas. Além disso, quando você realiza um trabalho porque você gosta, você sempre o encara diferente. Eu adoro atuar em minha empresa e no NEJ, pois amo o Movimento Empresa Júnior. Assim, trabalhando com o que gosto e com ótimas equipes, conciliar todo o trabalho fica bem mais fácil.
Atualmente o NEJ conta com as empresas juniores da UFJF: Acesso, Apsi, CAMPE, Ecofarma, Mais, Porte e Rumos. Como funciona o processo de busca por novas empresas juniores a se filiarem ao NEJ?
O NEJ busca por empresas tanto através de indicações dos próprios empresários juniores, que indicam a criação de uma nova EJ, quanto das próprias EJ’s em criação, que entram em contato com o NEJ pedindo auxílio. Quando ficamos sabendo que um curso está com vontade de estruturar uma EJ ou ela já está em processo de estruturação, nós entramos em contado com os responsáveis oferecemos apoio e diretrizes para que ela se desenvolva. Quando vemos que a ampresa já está com uma boa estrutura interna e atendendo aos pré-requisitos do NEJ, nós a convidamos para se filiar ao Núcleo. Este é o primeiro passo para a inserção da empresa na FEJEMG e no MEJ como um todo.
Existe interesse por parte do NEJ de integrar empresas juniores externas à UFJF?
É de interesse do NEJ agregar todas as empresas juniores de Juiz de Fora, pois quanto maior o número de empresas participativas no Núcleo, maior a força deste em Juiz de Fora e maior o desenvolvimento e troca de experiências entre as empresas. Não é possível que uma EJ que não esteja vinculada à universidade se filie legalmente ao Núcleo, pois este é um órgão regulamentado pela UFJF. Porém, a participação das empresas externas nas atividades do NEJ é estimulada, ainda mais que há um interesse por parte dessas empresas em participar das atividades e se integrarem com as EJ’s da UFJF.
Diante da responsabilidade e experiência na Diretoria de Desenvolvimento, você pretende se candidatar para o cargo de Diretor Presidente do NEJ?
Ainda é muito cedo para tomar uma decisão como esta, pois minha gestão como Diretor de Desenvolvimento do NEJ está apenas no começo. Porém, não descarto esta possibilidade, já que a experiência que possuirei com o Núcleo e minha paixão pelo MEJ contará muito para minha decisão e eleição.
Parabéns pela entrevista!
ResponderExcluirAhh eu adoro o Breno, ele é um ótimo profissional e uma pessoa maravilhosa!! Parabéns a ele pelas palavras e aos trainees pela entrevista!!
ResponderExcluir