segunda-feira, 20 de junho de 2011

Conhecendo o Núcleo das Empresas Juniores (NEJ) da UFJF (Parte 4)

Os desafios da comunicação interna do NEJ

Esse é o último sobre as diretorias do Núcleo das Empresas Juniores da UFJF. E para finalizar, vamos conhecer as funções da Diretoria de Comunicação. A atual diretoria e mais nova diretora eleita do Núcleo é Tainá Miranda. Os trainees da Presidência, Natália e Ramon, em uma rápida entrevista, conversaram com Tainá sobre suas experiências, dificuldades e o diferencial que é para a carreira ter um cargo no Movimento Empresa Junior (MEJ).

A Presidência da 20ª gestão parabeniza a todas as equipes de trainees pelo empenho no trabalho. Que daqui para frente todos da Acesso busquem conhecimento e desafios para fazer a empresa crescer e contribuir para o movimento empresa junior criar ainda mais oportunidades.

Confira agora a íntegra da entrevista.

- Qual a sua expectativa com relação ao crescimento do núcleo (NEJ-UFJF)?

As expectativas são muito altas. Eu vejo no NEJ um grande potencial de capacitação para as empresas e percebi que um dos maiores gaps era a comunicação. Então, entrei com um plano de candidatura bem focado na comunicação interna como o blog, o “NEJ Informa” e o Fórum. O objetivo é trazer o NEJ para uma melhor posição diante das empresas filiadas.

- E como é sua dinâmica de trabalho no NEJ?

Estou começando agora então me espelho nas pessoas que trabalham comigo na Diretoria. Elas são muito motivadas a fazer o NEJ melhor. Quero trabalhar o dinamismo das pessoas, o entusiasmo, quero que elas consigam trazer um pouco do NEJ para as suas vidas – seja através do Twitter, do Facebook ou conversando e falando sobre o NEJ e sobre o movimento Empresa Júnior. A minha dinâmica de trabalho é focada nos resultados e vou começar a trabalhar algumas ferramentas para poder atingi-los.

- Quais são as principais dificuldades que você encontra no seu cargo?

A principal dificuldade hoje é começar praticamente do zero. Nós não tivemos uma cogestão. O Twitter e o Blog do NEJ têm pouca atualização e não existe um Facebook. Então eu estou começando a trazer essas ferramentas mais atuais, mas estou tendo um pouco de dificuldade.

- Você obtém resultados positivos com a divulgação que faz dentro da UFJF?

Na minha última reunião que foi a divulgação para a Reunião Geral eu não obtive tanto resultado, mas comecei a traçar planos de ação pra isso. Por exemplo, eu quero começar a atualizar mais vezes o Twitter (como ferramenta voltada para as empresas juniores) através de atualizações agendadas. Também quero fazer um perfil no Facebook e outro no Tumblr, pra divulgação de fotos, eventos e reuniões. Além disso, fazer um mailing legal para as pessoas, para que elas se sintam atraídas e com vontade de participar mais das Reuniões do NEJ.

- Qual é o peso das mídias sociais no seu trabalho?

São fundamentais. Elas que vão dar o suporte necessário para uma comunicação melhor e mais entusiasmada. Por exemplo, uma pessoa vê no Twitter um post sobre a Reunião Geral. Então ela entra no Fórum para saber mais e procurar as pautas que vão ser discutidas. Quero que os empresários através das mídias sociais acessem mais o Fórum e participem mais do NEJ, vendo que nele uma forma de capacitação tanto pra elas quanto para suas empresas. Temos que criar conhecimento de alguma forma, então seria no caso conversar com os coordenadores de Comitês, o que eles estão achando das reuniões, discutir os resultados que eles obtiveram e a partir daí gerar o conhecimento e passá-lo através das mídias. Eu acho legal porque isso atrai as pessoas do NEJ e pessoas de fora também. Atrai investimentos, outras empresas para se filiarem e assim começa um movimento bem legal.

- No Fórum NEJ-UFJF (que você monitora) são discutidos assuntos muito importantes. Como você faz para que todos os membros criem o hábito de visitá-lo e respondê-lo?

Estou tendo algumas dificuldades. Hoje o Fórum não funciona de forma efetiva e as pessoas que estão cadastradas são pessoas que sequer ainda são membros das empresas. Em um plano futuro, a comunicação interna teria um foco diferente em cada mídia. O “NEJ Informa”, por exemplo, teria um foco de mercado; o Fórum teria um foco interno para discussões. As pessoas que estão presentes no NEJ e que fazem parte dele não participam e isso eu quero mudar.

- Qual é o diferencial/experiência que um membro do NEJ obtém sobre os membros que participam somente de sua respectiva Empresa Jr.?

As pessoas podem se capacitar muito participando do NEJ. E o mais legal dessa experiência é que você tem relacionamentos muito mais abertos, tornando-se mais receptivo ao fazer benchmark com outras empresas. Às vezes dá aquele gelo no início, medo de fazer o benchmark, mas eu acho que o NEJ é uma forma de as empresas da UFJF se capacitarem mais. Por exemplo, a Acesso tem uma comunicação muito melhor do que a CAMPE, então vamos trocar experiências através do Comitê de Marketing para realizar esse benchmark. Através do NEJ você consegue de uma forma muito clara ver essa interação.

- Qual é a sua relação com a FEJEMG e com a BJ?

Com a FEJEMG eu só faltei em uma reunião até hoje, sendo que entrei nesse semestre na CAMPE. Eu gosto muito. É legal pra fazer contato com as empresas e também para aperfeiçoar nossas experiências no NEJ, como eles fazem para que suas reuniões sejam tão atrativas, os modelos de slides. É trazer o que eles fazem aqui pro NEJ. Em relação à BJ tentamos nos manter atualizados com o que está acontecendo. Mas o que eu tento trazer mais próximo de mim é a FEJEMG, porque eu acho que ela pode nos ajudar mais.

- Você está na sua primeira gestão na CAMPE, de onde surgiu o seu interesse em entrar para o NEJ?

Eu sempre me interessei muito por Comunicação, Marketing e sempre gostei do Movimento Empresa Júnior. Então quando eu vi o cargo em vacância de Diretor de Comunicação eu pensei em juntar as duas coisas. E foi muito bacana, porque eu já consigo pensar em uma evolução na minha carreira aqui na CAMPE. No Núcleo faço atualização das mídias, planejamento de marketing para utilizar no NEJ, planejamento das mídias sociais, tento fazer parcerias com outras empresas, aprimorar o relacionamento com os clientes, que no caso são as empresas filiadas. É muito bom porque eu tenho experiências com o NEJ que eu não teria aqui dentro da empresa.

- E qual é a sua função na CAMPE?

Eu sou Gerente Comercial e monitoro um dos nossos processos principais que é a elaboração de propostas. Para isso estamos trazendo novas ferramentas para poder monitorar melhor e deixar o know-how dentro da empresa.

- Como é que você concilia todas essas atividades (CAMPE, NEJ e disciplinas do curso)?

É tudo uma questão de organização, porque é algo que a gente faz com muita vontade. Eu estou contribuindo não só pra minha empresa júnior se capacitar como também pra todas as outras. Gosto de conversar com outras pessoas, trocar informações que possam contribuir para a nossa evolução. Eu acho fantástico. E aí a gente arruma tempo pra tudo.

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