quarta-feira, 15 de junho de 2011

Conhecendo o Núcleo das Empresas Juniores (NEJ) da UFJF (Parte 3)

Administrando as finanças e a regulamentação do Núcleo

Nas últimas postagens sobre o Núcleo das Empresas Juniores da UFJF conhecemos as funções da Presidência, da Diretoria de Desenvolvimento e agora, vamos conhecer mais a Diretoria Administrativo Financeira.

Os trainees da Presidência, Rafael, Débora e Igor, conversaram com Maísa Andrade, responsável pela diretoria Administrativo Financeira do NEJ. Maísa tem 19 anos, está no 5º período da faculdade de Farmácia da UFJF e é consultora da Ecofarma Consultoria Jr. desde dezembro de 2010.

Na entrevista conversamos sobre sua rotina de consultora em sua EJ, de Diretora do NEJ e estudante. Consultores e traines devem estar querendo saber um pouco mais, né? Então, não deixem de ler a entrevista a seguir

1 - Atualmente, quantos consultores trabalham na Ecofarma?

Atualmente, somos 15 consultores e oito traines.

2 - Quais são suas responsabilidades como diretora no NEJ?

Sou responsável pela parte Administrativo Financeira e tenho como principais funções no NEJ realizar o planejamento financeiro das atividades do Núcleo, de forma a empregar o dinheiro pago pelas empresas juniores (EJs) filiadas da melhor maneira possível, controlar o caixa do NEJ, fazendo o controle de caixa e o balanço financeiro, fazer as atas das reuniões gerais e de diretoria, incentivar a criação de novas EJs e a participação de seus membros nas reuniões do NEJ, atualizar a situação das EJs perante o Núcleo e manter os documentos do NEJ sempre atualizados, além de zelar pelo seu patrimônio.

3 - Quais são suas expectativas em relação ao crescimento do NEJ?

O Corpo Executivo atual do NEJ encontrou o núcleo com pouca credibilidade, mas o empenho e a união dessa diretoria estão nos fortalecendo e isso é o que mais me motiva. Eu acredito que o desenvolvimento do Núcleo será uma consequência desse trabalho que começou a ser realizado pelos atuais diretores. A principal expectativa do NEJ hoje é melhorarmos nossa imagem perante aos empresários juniores e a UFJF, mas para isso é necessário planejamento e é nesse contexto que se insere o Planejamento Estratégico do NEJ. Iremos focar primeiro na reestruturação interna, posteriormente nos nossos produtos e em seguida no Movimento Empresa Junior (MEJ) e UFJF. Almejamos nos tornar referência no MEJ como um Núcleo estruturado e reconhecido, principalmente, dentro da Universidade. Nós estamos trabalhando muito. O corpo executivo do NEJ com está muito unido. Eu vejo nisso, uma possibilidade de crescimento, principalmente de aumento de credibilidade.

4 - O que te motivou a participar do NEJ com um cargo de diretoria?

Eu fui eleita para o cargo em abril. Desde o meu processo de traine em setembro 2010 até a minha efetivação na Ecofarma em dezembro, sempre busquei participar de comitês, das reuniões da FEJEMG e do NEJ. Eu adorava me integrar com as outras pessoas e saber sobre as outras empresas juniores. Isso me motivou bastante. A Paula, atual presidente da Ecofarma, era a diretora do departamento financeiro e eu sempre a via fazendo as tarefas do NEJ e eu achava muito interessante.

5 - O que você acha da experiência de trabalhar em uma empresa junior e ocupar um cargo no NEJ?

É um grande crescimento pessoal e profissional. Ser consultora de uma empresa junior possibilita um grande aprendizado. Apendemos a conviver com as pessoas, a ouvir suas opiniões e aceitá-las, tanto na empresa quanto no NEJ. No Núcleo convivemos com todas as empresas juniores da UFJF, o que nos possibilita ter um convívio melhor com todos. É preciso muito profissionalismo, pois convivemos com sete empresas da UFJF, que são filiadas ao NEJ.

6 - Como você organiza sua dinâmica de trabalho?

A organização do meu trabalho define-se através de prioridades e eu estipulo um tempo por semana para trabalhar a favor do NEJ, determinando prazos para as minhas funções. Descrevo todas as tarefas que me competem naquele momento e a situação de cada uma, analisando-as criticamente. Como disse acima, disponibilizo-me também para as reuniões de Diretoria que são extremamente necessárias para que todos tenham o conhecimento do trabalho de cada um e para que haja engajamento nas funções em prol do NEJ, além de fazer questão de estar presente em todas as Reuniões Gerais e frequentar um comitê.

7 – E na Ecofarma, quais são suas funções?

Sou a atual Gerente de Qualidade na Ecofarma e candidata à Diretoria do Departamento de Projetos e Garantia da Qualidade. Basicamente, a Gerência da Qualidade preza por revisar e padronizar documentos, cumprimento de prazos, zela pela qualidade de cada serviço, realiza a auditoria, busca por implementação de novas ferramentas de qualidade para a empresa, controla a caixa de sugestões, trabalha em conjunto com a Gerência de Projetos para o acompanhamento dos mesmos, dentre outras funções mais operacionais.

8 - Como você faz para conciliar as duas tarefas?

Por possuir dois cargos no MEJ o trabalho não é pouco, mas não se torna pesado devido a minha motivação. A melhor forma de conciliar minhas funções é programar o meu tempo e é isso que faço, ou pelo menos, tento fazer, visto que o horário integral na faculdade de farmácia pesa consideravelmente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário