quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Postura profissional na Acesso


Ter uma boa postura profissional é mais que um cartão de visitas, é uma imagem que os seus colegas de trabalho e clientes vão levar por um bom tempo, até que você se adeque ao ambiente da empresa, ou seja convidado a se retirar dela.

Parece cruel, e é. Nenhuma empresa pode se arriscar a ter, em seu quadro de funcionários, alguém que não leva os valores, visão e missão da empresa ao da letra, da forma mais correta. É preciso que estejam alinhadas as atitudes dos funcionários com o que a empresa espera do mesmo. Dessa maneira, ninguém fica prejudicado e todos se completam.


Pra quem deseja se aprofundar um pouco mais no assunto, e não correr o risco de ser repreendido, vão algumas dicas:

Pontualidade: É o primeiro quesito por ser, de fato, um dos mais importantes focos. Nada mais desagradável que esperar por uma reunião quando a outra pessoa se atrasa. O mesmo vale para o horário de trabalho, na nossa empresa, eles são definidos no início da gestão, conforme a necessidade de cada consultor. Portanto, não motivos para se atrasar ou faltar aos compromissos.

Obedecer os deadlines também é essencial. Devemos lembrar que, por trabalhar com um número reduzido de membros, todos dependem um do outro para a maioria das tarefas. Fazer tudo o que lhe foi solicitado, dentro do prazo, facilita o trabalho da empresa como um todo. Caso considere o tempo para realização de alguma tarefa muito pequeno, converse com seu diretor ou coordenador. Sabendo explicar o seu lado, o prazo será estendido, agradando a todos.

Por falar em conversa, essa é a melhor maneira de resolver qualquer divergência dentro da empresa. Antes de sair pelos corredores falando aos quatro cantos de alguma pessoa, tente estabelecer um contato mais próximo dela. Caso não tenha efeito, procure o Dpto. de RH. Com certeza, alguém poderá intermediar o pequeno conflito e resolver a situação, da melhor maneira possível.

Manter a boa aparência é, também, essencial. Sempre nos orgulhamos de dizer que lidamos com clientes reais e projetos sérios. Pois bem, confiar em uma empresa júnior para realizar qualquer serviço é um voto de confiança do cliente. Caso ele entre em contato conosco, é preciso passar seriedade e respeito. Para isto, deve-se estar bem vestido e falar com convicção. O núcleo de atendimento é especializado nisto e pode sanar qualquer dúvida.

Cumprir o Regimento Interno: Não podemos passar a ideia de um grupo de jovens desorganizados, levando nosso trabalho da maneira que bem entendemos. Para regulamentar algumas regras, a Acesso possui um Regimento Interno, que juntamente com o Código de Ética e o Estatuto Geral da empresa, deve ser seguido ao da letra.

Para finalizar, é importante lembrar que cada um é responsável pelo seu crescimento profissional. Seguindo todos os passos para um bom comportamento, o funcionário não tem com o que se preocupar.

Um abraço!

O Boss

domingo, 20 de novembro de 2011

Membro da Semana - Felipe André

"Eu escolhi o Felipe, pois ele é um cara muito tranquilo, fácil de lidar, além de ter acompanhado a evolução do Departamento de Projetos. O papel do Diretor é muito importante para isso, ele sabe cobrar e passa isso para a empresa."

Lucas - Representante de RH





"Da primeira vez, eu falei sobre o desafio que você teve ao enfrentar, o de assumir o Departamento de projetos, hoje eu posso falar de resultados.

Na 19ª gestão, com a reestruturação do Projetos, as coisas ficaram um pouco complicadas, e você conseguiu modificar isto da melhor maneira possível.

Antes de me candidatar a Presidência, eu pensei em me candidatar para projetos, e consigo ver que você teve a coragem de fazer isso e brilhou muito, provando para todos que também consegue cobrar.

Você deve saber o quanto cresceu na Acesso. Muito obrigado por ter feito isso pelo Departamento. Você tem muito ainda a fazer na Acesso. Você faz a diferença na Acesso. Parabéns!"

Jéssica - Presidente



"O Felipe é minha cria. É o que é hoje por mérito e esforço dele. O Departamento de Projetos precisou passar por uma reestruturação, e isso foi feito da melhor maneira possível. Espero que você continue na Acesso, crescendo e evoluindo conosco. Parabéns!"

Rafael Prado - Vice-Presidente

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Entrevista - Nathalia de Paula (Campe)

*Entrevista realizada pelo trainee Bruno Teodoro, para o Processo Seletivo da Acesso Comunicação Jr.

1 - Qual é a importância do MEJ para a sua carreira profissional?

"É importante para a geração de networking e muito aprendizado."


2 - Que benefícios uma empresa jr pode ter fazendo parte efetivamente do
MEJ?

"Isso depende muito da empresa e como ela vê o movimento. Acredito que possa gerar muitos ganhos de práticas, já que muitos dos problemas enfrentados são similares e esse compartilhamento de problemas e informações possibilita um melhor direcionamento dos esforços."


3 - Como o Movimento Empresa Jr reflete no seu dia-a-dia como membro de
uma empresa jr?

"No aprendizado construído e que não teria a oportunidade de ter em qualquer estágio que estivesse fazendo."


4 - Qual a abrangência do MEJ hoje no cenário nacional?

"Enorme, vemos empresas de muitos estados, em muitas instituições de ensino, sejam elas particulares ou públicas..."


5 - Em uma frase, por que fazer parte de um movimento como o MEJ?

"Porque tenho a certeza de que não teria a oportunidade de aprender e ter experiências que proporcionam tanto aprendizado quanto tenho tido."

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Entrevista – Rafael Polito Siano (Campe)

Rafael Polito Siano, 20 anos, é estudante do 4º período de Administração da UFJF e neste último semestre foi efetivado pela CAMPE, empresa júnior de sua faculdade. Hoje exerce função no departamento de finanças como analista de finanças.

*Por Kaio Lara - Trainee da Acesso Comunicação Jr. 2011.2



Qual a importância de estar numa empresa júnior?


"Alinhar conhecimento teórico adquirido no setor acadêmico com o mercado. O profissional de uma EJ torna-se capacitado para a concorrência e desafios impostos pelo mercado. A EJ poderá oferecer a oportunidade de qualificação do seu profissional, auxiliando assim nas decisões futuras do mesmo. Acredito que o profissional de uma EJ torna-se 'mais caro' para quem o contrata, fazendo com que sua força de trabalho seja melhor apreciada pelos agentes empregadores do mercado."

Qual o envolvimento da CAMPE com o MEJ? Qual importância disso?

"Hoje nós somos afiliados ao NEJ, FEJEMG e à Brasil Júnior, tendo pessoas da nossa empresa com cargos importantes nesses movimentos como é o caso do Gustavo Valverde, vice-presidente da FEJEMG. E esse envolvimento é muito importante porquê muitas vezes através de algumas federações que obtemos reconhecimento através de prêmios, além do fato de estar afiliada à elas, valoriza muito mais nosso nome no mercado."

Quais características é importante para estar numa EJ?

"Primeiramente aprendi que não é apenas a remuneração que pode motivar algum indivíduo, mas sim a sua própria força de querer crescer mais a cada dia. Então a característica básica de um consultor que acarreta em todas outras qualidades é a dedicação, isso é fundamental."