quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Em busca de uma sede (Trainee)

A partir da ideia empreendedora de quatro alunos e um espaço de um banheiro desativado na Faculdade de Farmácia foi possível criar, em maio de 2006, a Ecofarma Consultoria Junior. Após mais de cinco anos, uma nova sede ainda está entre as vontades da gestão atual, liderada por Letícia Oliveira Moreira Dias, que ainda fala sobre conquistas e outros desafios, e porquê embarcou no Movimento Empresa Junior (MEJ).

Na primeiro processo de seleção, Letícia não foi selecionada. No segundo semestre de 2009, tentou novamente e foi admitida como trainee. Demonstrando bons resultados, foi efetivada como Gerente Financeira. Com mais experiência, ocupou os cargos de diretora do DJAF, Vice-Presidente e, atualmente, Presidente.

Letícia está entre os 18 membros efetivo da Ecofarma, que conta ainda com mais 9 trainees e vem fazendo seleção de membros a cada semestre. Os membros são divididos nas seguintes áreas: Departamento Jurídico Administrativo e Financeiro (DJAF); Departamento de Gestão de Pessoas; Departamento de Marketing e Relações Públicas; Departamento de Projetos e Garantia da Qualidade; Presidência.

Além de serviços para farmácias e drogarias (como qualificação de fornecedores, auditoria interna, marketing farmacêutico), a empresa também atua na indústria de alimentos, medicamentos e cosméticos, restaurantes, bares e lanchonetes, disponibilizando treinamento e capacitação. Ela já elaborou muitos projetos, alguns deles para a Prefeitura de Juiz de Fora, para a GTA - Gestão e Tecnologia de Alimentos.

Ação social também faz parte da empresa, ela já realizou o projeto de Responsabilidade Social “Farmácia Solidária”, onde os membros participaram de uma feira de saúde com orientações para a população sobre atenção farmacêutica e aferição de pressão arterial e glicemia capilar, tanto em Juiz de Fora quanto na cidade de Matias Barbosa. Além disso, há promoção de eventos acadêmicos, por exemplo, a Semana de Ciências Farmacêuticas (SECFAR) que este ano conta com parceria da Fundação Oswaldo Cruz.

Tanta inciativa vem do espírito jovem que lidera a empresa. Letícia diz que uma empresa gerenciada apenas por alunos tem como diferencial a disposição dos membros em sempre buscar melhores processos e ferramentas mais atualizadas. Ela acredita, portanto, que há muitos benefícios em fazer parte do MEJ, já que ele “é uma excelente oportunidade de capacitação de membros e desenvolvimento das EJ's”. E acrescenta: “quando ingressei na Ecofarma ela estava começando a participar mais de reuniões do movimento (NEJ e FEJEMG) e pude ver o quanto ela cresceu graças a inúmeros benchmarkings facilitados pelas reuniões”.

Bons resultados são realidade na empresa, como a Letícia ilustra: ”A Ecofarma está em um momento de grande crescimento. A empresa nunca teve tantos projetos em andamento como agora. O número de projetos executados nesta gestão (oitava) supera o número de todas as outras juntas”.

Dificuldades também fazem parte do cotidiano de uma empresa júnior. Para conquistar a sonhada nova sede, a empresa está avaliando se o NEJ-UFJF poderia auxiliar na negociação conjunta com a diretoria da Faculdade de Farmácia. A diretora presidente complementa: “o grande desafio da Ecofarma é não termos disciplinas relacionadas a gerenciamento no nosso curso por isso temos que buscar muita informação externa para executar tarefas simples de uma empresa (principalmente jurídicas) e traçar estratégias”.

Na Ecofarma, após cumpridos dois anos na empresa, é necessário que o membro se desligue dela. E isso está próximo de ocorrer com Letícia. No entanto, ela diz que não se esquecerá do que aprendeu: “levarei uma experiência maravilhosa que só uma empresa júnior poderia me proporcionar. E além de todo conhecimento adquirido tenho certeza que conquistei muitos amigos na Ecofarma”.


HORA DE SE REERGUER

Sem dinheiro no caixa, membros pouco interessados, oportunidades de crescimento quase que escassas. Essa era a realidade da Biociclos, empresa júnior do curso de Ciências Biológicas da UFJF. Porém, como defende Guilherme Augusto da Silveira, diretor do Departamento de Marketing, a atual gestão está mudando essa situação e pretende ampliar a união com o MEJ para alcançar os renovados objetivos da empresa.

A Biociclos foi criada em 2 de março de 2005, por alunos do curso de Ciências Biológicas com apoio de alguns professores. Atualmente, ela possui seis membros efetivos e oito trainees. A empresa já organizou eventos importantes, como o Simpósio de Recuperação de Áreas Degradadas (RAD) na zona rural de Petrópolis, monitoramento de organismos aquáticos na Usina Hidrelétrica de Picada, além de mini-cursos tais como os de Direito Ambiental, de Citogenética, Compostagem, Coleta em Copa de Árvore e de Fotografia. Além disso, são realizadas tarefas em parcerias com ONGs, como é o caso da ABAN. Também a empresa promove a Semana de Biologia.

A história de Guilherme na empresa começa quando ele era ainda calouro. Em 2010, passou pra o Departamento de Marketing e em setembro de 2010, foi promovido diretor desse departamento, cargo que ocupa até hoje.

Para ele uma empresa onde só estudantes tomam conta, a experiência é satisfatória, pois assim é possível colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e aprender a tomar decisões, fazer contatos, organizar eventos, contribuindo muito na formação acadêmica e pessoal.

E pra essa formação, vale também momentos de instabilidade, como conta Guilherme sobre um momento em que a empresa quase fechou: “em um mesmo período, muitos membros tiveram que deixar a empresa. Devido a isso, os departamentos ficaram com um número reduzido de membros, o que dificultou a realização de tarefas da empresa, que permaneceu por algum tempo sem nenhuma atividade que permitisse arrecadar fundos para o caixa. Enfrentamos também a dificuldade de despertar nos alunos da graduação o interesse pela empresa, o que fez com que poucas pessoas tivessem a iniciativa de se inscrever nos processos de seleção de trainees”.

Segundo Guilherme, a empresa vai acreditar no MEJ pra superar esses obstáculos: “este movimento ocorre em grande escala na UFJF e nossa empresa pretende aumentar a participação no mesmo. Para isso, temos como objetivo participar de forma mais ativa do NEJ (Núcleo de Empresas Juniores) da UFJF”. A Biociclos inclusive, conta com o apoio da Ecofarma (Empresa JR da Farmácia) para receber orientações sobre o funcionamento de cada departamento. E acrescenta: “por termos nos empenhado em divulgar a empresa e por contarmos com o apoio do DA Biologia e de ex-membros da Empresa, conseguimos fazer com que novas pessoas se interessem em serem membros da Biociclos e isso nos motivou ainda mais a continuar trabalhando”.

Muito trabalho pela frente, é essa a perspectiva da Biociclos. Guilherme já adianta alguns projetos: “Agora, em novembro, pretendemos realizar dois mini-cursos voltados para a área de Ecologia e Ornitologia. Além disso, nosso maior objetivo é organizar um evento interdisciplinar de impacto regional que envolva temas relacionados à Perícia Criminal, como Genética, Toxicologia, Química, Física e Entomologia Forenses. Para o primeiro semestre de 2012, queremos organizar um 2ª mini-curso sobre Direito Ambiental, assunto com alta demanda. A nossa meta é fazer da nossa empresa referência na área de consultoria ambiental”.


Gilberto Faúla Avelar Neto
Trainee da Acesso Comunicação Jr. (2011/2)

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