quarta-feira, 22 de junho de 2011

O Membro da Semana é...

O que é motivação? Segundo o dicionário é o ato de motivar; exposição de motivos ou causas; conjunto de fatores psicológicos, conscientes ou não, de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, que determinam um certo tipo de conduta em alguém. Assim, MOTIVAÇÃO está intimamente ligado aos motivos que, segundo o dicionário, leva uma pessoa a algum estado ou atividade. Diante destas definições podemos supor que motivação é muito mais do que imaginamos inicialmente, ou seja, é tudo isso e nada disso, talvez seja na realidade a origem de tudo isso.

Motivação vem de motivos que estão ligados simplesmente ao que você quer da vida, e seus motivos são pessoais, intransferíveis e estão dentro da sua cabeça (e do coração também), logo seus motivos são abstratos e só têm significado pra você, por isso motivação é algo tão pessoal, porque vem de dentro. A partir disso, a pessoa passa a enxergar o mundo com outros olhos, luta para superar obstáculos, é persistente, acredita em seus sonhos! É feliz!

O Membro da Semana dessa vez pode ser muito bem definido, pela paixão que tem pela Acesso, em uma palavra: MOTIVAÇÃO. Já sabe quem é?

COM A PALAVRA, O MEMBRO DA SEMANA...

Fiquei muito feliz por ter sido escolhido com “Membro da Semana”. É uma forma que a gente tem de ver que está realizando um bom trabalho dentro da Acesso. Gostaria de aproveitar esse espaço aqui no Clube do Boss para agradecer às meninas do meu departamento, Jani e Dalyan, que estão sempre me ajudando em todas as minhas decisões e se esforçando muito para que o RH continue sendo o “departamento mais charmoso da Acesso”.

Espero continuar desempenhando um bom trabalho na Acesso e que possa, outras vezes, voltar aqui para agradecer a essa empresa que me ensinou muito e vai continuar a trazer mais desafios não só para mim, mas para todos aqueles que contribuem para essa história de sucesso.

Obrigado mais uma vez Acesso!!

Por que a Dalyan escolheu o Humberto?

“Posso dizer que uma das melhores partes de trabalhar na Acesso, uma das melhores ocasiões são as nossas reuniões do RH. Isso acontece porque o Humberto é uma pessoa fora de sério, é interessante como ele consegue gerir de forma tão divertida e ao mesmo tempo profissional. Quando venho para uma reunião do RH é como se estivesse indo conversar com um grande amigo, por causa dessa grande amizade que construí com o Humberto. Foi uma pessoa que trouxe muito pra mim!”





O que a Presidência achou da escolha?

“O Humberto é a minha cria! Quando fui eleita para diretoria de RH minha maior preocupação e vontade era de repassar tudo que aprendi com o Vitor. Fico muito feliz de ver que o meu trabalho deu certo, porque o Humberto, de forma incrível conseguiu aprender tudo, assumiu uma postura muito profissional, manteve aquela perfeição que sempre quis passar. Fico cheia de orgulho quando vejo a paixão que o Humberto tem por isso aqui, quando vejo tudo o que ele já fez pela Acesso. Ele tem uma grande paciência e maturidade, mas não consegue ser sério! O Humberto te passa uma animação, te passa aquele brilho nos olhos de primeira gestão, isso é encantador. Pra falar a verdade, ver o primeiro Processo Seletivo sem estar lá foi um pouco triste, mas eu sabia que tudo daria certo porque o Humberto estava lá! Humberto, você é um amigo que vou levar pra sempre comigo. Saiba que vou estar sempre acessível, para ajudar no que precisar de mim, conte sempre comigo. Continue sempre com essa sua grande vontade, esse brilho nos olhos pelo que a Acesso faz. Você ainda vai fazer muito pela Acesso!”

“É muito bom ter consultores que refrescam a empresa. Falar do Humberto é motivo de grande emoção pra mim, porque sei que Acesso representa pra ele o tanto que representa pra mim. Vejo em você uma paixão que parece que não vai morrer nunca. Por isso, gosto muito de te ver trabalhar, sei que você irá continuar na empresa e me sinto muito segura de saber que vou deixar a Acesso nas mãos de pessoas como você. Posso dizer que nessa gestão, tive o privilégio de te conhecer melhor, por causa das reuniões de diretoria pude ver seu excelente lado profissional. Continue sendo bonzinho e exercendo essa grande liderança que você desempenhou nessa gestão. Pode contar sempre comigo também, muito sucesso!”



“Fica estabelecida a possibilidade de sonhar coisas impossíveis e de caminhar livremente em direção aos sonhos.” Luciano Luppi

O Boss

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Com a palavra, o Membro da Semana...

Possui um cargo de liderança

Entrou nessa gestão

É criativo

É coordenador

Quem será?

"Para mim o mais interessante de ser reconhecido como membro da semana é a oportunidade de ouvir das pessoas com quem você trabalha como elas vêm o seu desempenho e qual o seu merito por tem conquistado tal menção. É um incentivo e tanto. Minha inteção é evoluir cada vez mais dentro da Acesso!"

Por que a Jani escolheu o Tosseti?

“Tenho muito contato com ele, por causa da reunião de coordenadoria. Se destaca tanto na criação como no DAF. A volta por cima que ele deu com a Item foi algo que mostrou brilhantemente seu lado profissional . No DAF seu bom trabalho é visível a todos, mostra o quanto se importa por nossa empresa. É uma pessoa muito boa para conversar, quando fala inspira uma confiança impressionante. Foi muito legal conhecer você nessa gestão, foi um amigo que fiz aqui na Acesso.”





O que a Presidência tem a falar sobre o Tosseti?

“Como diretora do DAF, lembro que o Tosseti desde o início do trainee, disse que queria ir para o DAF. Juntou a vontade de comer com a fome, opa! A fome com a vontade de comer. É muito bom ver como o DAF está integrado e você colabora muito por isso. Durante o Sábado de Imersão você demonstrou grande confiança ao falar, mostrando para os trainees e para empresa que sugou do Rafael todo conhecimento possível, visto que apresentou sozinho o departamento. Saiba que confio muito em você, quando vejo sua paixão pelo DAF fico tranqüila, porque sei que o departamento está em ótimas mãos. Além de tudo isso, você é uma pessoa que não tem medo de falar, coloca de forma excelente sua opinião. Parabéns e cuida bem desse DAF!”




“O Tosseti é um questionador nato! Esse seu espírito questionador ajuda a empresa crescer, seus questionamentos demonstram o conhecimento que possui, mas você também sabe aceitar a opinião quando os outros têm razão, porque sabe ouvir muito bem. Aliado a isso tem contribuído muito pela Acesso, ajudando as coisas a chegarem no lugar. Foi legal que o Tosseti não demorou a pegar o ritmo, trouxe o espírito das pessoas da sua sala que já passaram pela Acesso. No comitê RS, dá sempre ótimas ideias, sendo muito participativo. Tem uma responsabilidade muito notável, nos ajudando a andar na linha. Além desse lado profissional maravilhoso, sabe ser amigo, é alegre, o que melhora em muito o convívio com ele. Tá de muitos, muitos parabéns! Continue sendo esse grande profissional e grande amigo que é!”




O Boss

Conhecendo o Núcleo das Empresas Juniores (NEJ) da UFJF (Parte 4)

Os desafios da comunicação interna do NEJ

Esse é o último sobre as diretorias do Núcleo das Empresas Juniores da UFJF. E para finalizar, vamos conhecer as funções da Diretoria de Comunicação. A atual diretoria e mais nova diretora eleita do Núcleo é Tainá Miranda. Os trainees da Presidência, Natália e Ramon, em uma rápida entrevista, conversaram com Tainá sobre suas experiências, dificuldades e o diferencial que é para a carreira ter um cargo no Movimento Empresa Junior (MEJ).

A Presidência da 20ª gestão parabeniza a todas as equipes de trainees pelo empenho no trabalho. Que daqui para frente todos da Acesso busquem conhecimento e desafios para fazer a empresa crescer e contribuir para o movimento empresa junior criar ainda mais oportunidades.

Confira agora a íntegra da entrevista.

- Qual a sua expectativa com relação ao crescimento do núcleo (NEJ-UFJF)?

As expectativas são muito altas. Eu vejo no NEJ um grande potencial de capacitação para as empresas e percebi que um dos maiores gaps era a comunicação. Então, entrei com um plano de candidatura bem focado na comunicação interna como o blog, o “NEJ Informa” e o Fórum. O objetivo é trazer o NEJ para uma melhor posição diante das empresas filiadas.

- E como é sua dinâmica de trabalho no NEJ?

Estou começando agora então me espelho nas pessoas que trabalham comigo na Diretoria. Elas são muito motivadas a fazer o NEJ melhor. Quero trabalhar o dinamismo das pessoas, o entusiasmo, quero que elas consigam trazer um pouco do NEJ para as suas vidas – seja através do Twitter, do Facebook ou conversando e falando sobre o NEJ e sobre o movimento Empresa Júnior. A minha dinâmica de trabalho é focada nos resultados e vou começar a trabalhar algumas ferramentas para poder atingi-los.

- Quais são as principais dificuldades que você encontra no seu cargo?

A principal dificuldade hoje é começar praticamente do zero. Nós não tivemos uma cogestão. O Twitter e o Blog do NEJ têm pouca atualização e não existe um Facebook. Então eu estou começando a trazer essas ferramentas mais atuais, mas estou tendo um pouco de dificuldade.

- Você obtém resultados positivos com a divulgação que faz dentro da UFJF?

Na minha última reunião que foi a divulgação para a Reunião Geral eu não obtive tanto resultado, mas comecei a traçar planos de ação pra isso. Por exemplo, eu quero começar a atualizar mais vezes o Twitter (como ferramenta voltada para as empresas juniores) através de atualizações agendadas. Também quero fazer um perfil no Facebook e outro no Tumblr, pra divulgação de fotos, eventos e reuniões. Além disso, fazer um mailing legal para as pessoas, para que elas se sintam atraídas e com vontade de participar mais das Reuniões do NEJ.

- Qual é o peso das mídias sociais no seu trabalho?

São fundamentais. Elas que vão dar o suporte necessário para uma comunicação melhor e mais entusiasmada. Por exemplo, uma pessoa vê no Twitter um post sobre a Reunião Geral. Então ela entra no Fórum para saber mais e procurar as pautas que vão ser discutidas. Quero que os empresários através das mídias sociais acessem mais o Fórum e participem mais do NEJ, vendo que nele uma forma de capacitação tanto pra elas quanto para suas empresas. Temos que criar conhecimento de alguma forma, então seria no caso conversar com os coordenadores de Comitês, o que eles estão achando das reuniões, discutir os resultados que eles obtiveram e a partir daí gerar o conhecimento e passá-lo através das mídias. Eu acho legal porque isso atrai as pessoas do NEJ e pessoas de fora também. Atrai investimentos, outras empresas para se filiarem e assim começa um movimento bem legal.

- No Fórum NEJ-UFJF (que você monitora) são discutidos assuntos muito importantes. Como você faz para que todos os membros criem o hábito de visitá-lo e respondê-lo?

Estou tendo algumas dificuldades. Hoje o Fórum não funciona de forma efetiva e as pessoas que estão cadastradas são pessoas que sequer ainda são membros das empresas. Em um plano futuro, a comunicação interna teria um foco diferente em cada mídia. O “NEJ Informa”, por exemplo, teria um foco de mercado; o Fórum teria um foco interno para discussões. As pessoas que estão presentes no NEJ e que fazem parte dele não participam e isso eu quero mudar.

- Qual é o diferencial/experiência que um membro do NEJ obtém sobre os membros que participam somente de sua respectiva Empresa Jr.?

As pessoas podem se capacitar muito participando do NEJ. E o mais legal dessa experiência é que você tem relacionamentos muito mais abertos, tornando-se mais receptivo ao fazer benchmark com outras empresas. Às vezes dá aquele gelo no início, medo de fazer o benchmark, mas eu acho que o NEJ é uma forma de as empresas da UFJF se capacitarem mais. Por exemplo, a Acesso tem uma comunicação muito melhor do que a CAMPE, então vamos trocar experiências através do Comitê de Marketing para realizar esse benchmark. Através do NEJ você consegue de uma forma muito clara ver essa interação.

- Qual é a sua relação com a FEJEMG e com a BJ?

Com a FEJEMG eu só faltei em uma reunião até hoje, sendo que entrei nesse semestre na CAMPE. Eu gosto muito. É legal pra fazer contato com as empresas e também para aperfeiçoar nossas experiências no NEJ, como eles fazem para que suas reuniões sejam tão atrativas, os modelos de slides. É trazer o que eles fazem aqui pro NEJ. Em relação à BJ tentamos nos manter atualizados com o que está acontecendo. Mas o que eu tento trazer mais próximo de mim é a FEJEMG, porque eu acho que ela pode nos ajudar mais.

- Você está na sua primeira gestão na CAMPE, de onde surgiu o seu interesse em entrar para o NEJ?

Eu sempre me interessei muito por Comunicação, Marketing e sempre gostei do Movimento Empresa Júnior. Então quando eu vi o cargo em vacância de Diretor de Comunicação eu pensei em juntar as duas coisas. E foi muito bacana, porque eu já consigo pensar em uma evolução na minha carreira aqui na CAMPE. No Núcleo faço atualização das mídias, planejamento de marketing para utilizar no NEJ, planejamento das mídias sociais, tento fazer parcerias com outras empresas, aprimorar o relacionamento com os clientes, que no caso são as empresas filiadas. É muito bom porque eu tenho experiências com o NEJ que eu não teria aqui dentro da empresa.

- E qual é a sua função na CAMPE?

Eu sou Gerente Comercial e monitoro um dos nossos processos principais que é a elaboração de propostas. Para isso estamos trazendo novas ferramentas para poder monitorar melhor e deixar o know-how dentro da empresa.

- Como é que você concilia todas essas atividades (CAMPE, NEJ e disciplinas do curso)?

É tudo uma questão de organização, porque é algo que a gente faz com muita vontade. Eu estou contribuindo não só pra minha empresa júnior se capacitar como também pra todas as outras. Gosto de conversar com outras pessoas, trocar informações que possam contribuir para a nossa evolução. Eu acho fantástico. E aí a gente arruma tempo pra tudo.