segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Propaganda no banheiro e em outros ambientes

Sugestão de pauta: Olívia Prates

Quando o assunto é comunicação e marketing em meios digitais pensamos em internet, mas já existem outras concorrentes tão tecnológicas e atrativas quanto ela. E a novidade da vez, que na verdade já não é tão nova assim, são as "mídias out-of-home" (Mooh).

As Mídias out-of-home, como o próprio nome sugere, são um tipo de meio de comunicação que atinge os consumidores quando eles estão fora de suas casas. É a resposta que o mercado esperava para reconquistar a atenção do consumidor, através da relevância que uma mensagem adquire ao ser transmitida em sincronia com o ambiente em que ela se realiza. As Mooh têm como principal característica a utilização de monitores de alta tecnologia e transmissão digital de diferentes tipos de conteúdo.

O setor denominado internacionalmente de alto impacto conta com grandes monitores de LCD disponíveis em diferentes locais ao ar livre, atingindo pedestres e pessoas em trânsito. Outra forma de divulgação é feita em pontos de venda, nos quais monitores são instalados em, por exemplo, supermercados, lojas, restaurantes e shopping centers.
Mas esse tipo de mídia não inclui apenas monitores LCD. A ideia é chamar a atenção do público quando estão fora de casa, principalmente quando estão em momentos de distração e entretenimento. E para isso, nem sempre é necessário muitos aparatos tecnológicos. Propagandas em banheiros, elevadores, metrô, rodoviária entre outros lugares onde o consumidor se encontra disponível, são ótimos momentos para divulgar marcas. É o inesperado chamando a atenção dos consumidores, sem que seja possível mudar a página ou trocar de canal.
Veja alguns exemplos:



Elevadores:

Ponto de ônibus:

Banheiros:


Outros ambientes:




o Boss

5 comentários:

  1. Nossaaa!! Muito legal!!! Haja criatividade para acompanhar essa tendência!!!

    Pauta muito interessante Olívia!!!

    Parabéns pelo excelente post Boss!!!

    Bjosss

    Deb's

    ResponderExcluir
  2. Boss!

    Adorei o post!
    Acho que é muito importante prestar atenção a tudo! Essas formas criativas de chamar a atenção do público com certeza são uma inspiração pra todos nós

    Cabeça aberta, pessoal!
    Sempre alerta!

    ResponderExcluir
  3. Adooorei!!
    A primeira do elevador é uma das melhores.

    Devemos começar a reparar mais nesse tipo de propaganda é muito interessante!!

    ResponderExcluir
  4. Gente, parabéns pelo post. Eu nunca tinha visto essas mídias em elevadores.

    Completando com algumas informações sobre as Mooh, aqui em Juiz de Fora temos a Open TV, que trabalha com isso. São 20 pontos com televisões espalhados na cidade. Tem no Cultural, no Dagos, Maxi Pão, Bar da Fábrica no Independencia Shopping...
    A vantagem dessa nova mídia é que ela pode ser atualizada instantaneamente pela central que monitora todas as tvs. e o conteúdo também é diferente em cada ponto e pode ser preparado para cada público.
    Comparanto com os comerciais na TV aberta, nós não teríamos a possibilidade de cancelar um comercial que anunciasse um mega saldão de computadores, se a loja percebesse que não há estoque suficiente.
    Nesta situação, a loja ia ficar com o maior carão!!! hehehe Se a propaganda fosse nestas mídias out-of-home, bastava um telefone para cancelar o anúncio.
    quem se interessar, eu tenho uma reportagem que saiu na revista da Tribuna de Minas que fala mais da Open Tv e deste tipo de mídia que está trazendo muitas inovações para a comunicação.

    Beijos e parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Gente, achei oootimo!
    o legal dessas coisas é que além de mt interessante é mais barato. :p

    Parabens pelo post!!! :]

    bjobjo.

    ResponderExcluir