terça-feira, 7 de setembro de 2010

Mas afinal, o que é um Planejamento de Comunicação?

A definição de Planejamento:

Processo administrativo e sistemático para se atingir um determinado objetivo, coordenando a atuação do assunto em questão, para se obter o máximo de resultado com o mínimo dispêndio de recursos humanos e financeiros.” (Corrêa, 2002)

Planejamento de Comunicação:

“Deriva do planejamento de marketing. Processo administrativo e sistemático, com a finalidade de coordenar os objetivos, estratégias e as diversas fases de uma campanha de propaganda, promoção de vendas ou de relações públicas, procurando atingir o máximo de retorno sobre o investimento realizado.”

Fazer planejamento não é atribuição de um único profissional. É, antes de tudo, um trabalho realizado em equipe, e requer entendimento não só de comunicação, mas de mercado, sabendo orientar os passos com base nos dados de pesquisa.

Os dados fornecidos no briefing devem englobar análise situacional, do ambiente, do mercado, da demanda e dos concorrentes; além de problemas, oportunidades, posicionamento; metas de marketing e comunicação. Essas informações irão orientar a área de planejamento da agência, que deverá ir buscar outras informações não constantes no briefing ou nas pesquisas disponibilizadas, a fim de ter reduzir riscos e incertezas.

Um bom Planejamento precisa identificar e ter o claro entendimento do problema do cliente e definir os objetivos da comunicação, alinhados aos objetivos de marketing.

Etapas do Planejamento de Comunicação

1. Conhecimento da realidade do cliente;

2. Montagem do problema a ser resolvido pela comunicação;

3. Solução do problema


**Target, em inglês, quer dizer alvo. No caso da publicidade, não necessariamente é o público-alvo, mas os objetivos gerais a que se quer atingir com a estratégia de comunicação.


Quer se aprofundar mais? Acesse: http://planejamentodecomunicacao.blogspot.com/

O Boss



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