segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Criatividade como necessidade

Planejar uma campanha, criar uma identidade visual, escrever um texto, saber convencer alguém. Para fazer tudo isso da melhor forma, uma coisa é fundamental: criatividade. Principalmente na área de comunicação, a todo momento somos movidos à criatividade.

Por isso é tão importante conhecer o mundo à sua volta. É necessário que o profissional de comunicação esteja sempre atento a tudo, para poder tirar de seu próprio ambiente inspiração para o trabalho.

Não é possível simplesmente depender de momentos de inspiração para trabalhar. Portanto, é fundamental ter em mente que a criação depende de esforço: buscar textos, sites, entrevistas. Tudo isso enriquece o seu campo de conhecimento e traz mais matéria-prima para o trabalho.

Já faz tempo que a ciência tenta explicar os momentos em que o cérebro tem grandes inspirações. A Psychology Today publicou recentemente um estudo sobre o assunto. No texto, os cientistas afirmam que existem procedimentos simples que podemos fazer para criar as condições necessárias para a inspiração chegar. Aí vão algumas dicas:

Procure estar em silêncio:

Tendemos a perceber insights, em geral, quando o nível de atividade do cérebro está baixo, como quando não estamos fazendo muito esforço mental, quanto estamos focados em algo repetitivo, ou apenas estamos mais relaxados. Os insights são quietos e, portanto, exigem uma mente calma.

Olhe para dentro de você:

As pessoas geralmente tem insights quando estão divagando mentalmente. Elas não estão focadas no problema. Geralmente, quando guardam recursos para perceber um insight, se fecham para dados externos. Segundo a publicação, os insights tendem a aparecer quando você olha para dentro e não para o mundo lá fora. No entanto, quanto mais conhecimento você tiver, a busca interna por aquela ideia ou insight fica mais fácil

Felicidade atrai criatividade:

Quando as pessoas estão felizes, tendem a perceber um nível mais amplo de informações. A ansiedade, por outro lado, tende a uma visão mais estreita. Para ser mais ‘insightful’, a dica da matéria é: seja aberto, curioso e interessado em algo, ao invés de ansioso em qualquer maneira.

Não se desgaste excessivamente:

Se você quer insights precisa parar de tentar resolver um problema. A razão apontada é que insights geralmente vem quando estamos parados em um impasse. O impasse tende a envolver algumas opções nas quais estamos fixados. No entanto, quanto mais trabalhamos nas mesmas soluções erradas, mais difícil é pensar em novas idéias. A solução é deixar o problema de lado e, então, a solução vem até você.

Apresentação de slides sobre insight:

http://www.slideshare.net/TallerDisIndustrial/insights-4202114

Deixe comentários criativos.

O Boss

Nenhum comentário:

Postar um comentário