quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O papel tão lindo quanto o monitor

Criatividade, inovação e conhecimento em programas. Você que manda super bem em artes, diagramação e só por não saber fechar um arquivo, com as exigências gráficas, não se sentia um designer de verdade, agora você pode aprender o caminho das pedras. Veja ótimas dicas sobre produção gráfica e faça com que o seu material impresso fique tão lindo quanto aparece no seu monitor ;)

Gerenciamento de Cores
Arquivos que serão visualizados apenas em monitor:
A descrição das cores para obter no impresso ou vídeo um
resultado desejado é determinada numericamente. Na tecnologia
de vídeo (monitor/TV) usa-se o padrão RGB também conhecido
por síntese aditiva ou adição de luzes monocromáticas. Os valores
para cada canal (vermelho, verde e azul violeta) variam de 0 a 255.
Arquivos que serão impressos:
Na impressão, o padrão de cores usados para as tintas são Cyan,
Magenta, Amarelo e Preto, conhecido por síntese subtrativa -
CMYK, variando de 0 a 100%.
Apostila "Tratamento de imagens e gerenciamento de cores":

Limites da página e sangria:
Sangria são elementos gráficos que ultrapassam a marca de impressão, a fim de garantir que a impressão ocorra em áreas próximas às beiradas das páginas.
Se uma imagem for sangrada, é necessário prever uma margem de segurança (sangria) de 5mm no
mínimo e 8 mm no máximo, além da linha de corte. Veja os limites da página na imagem abaixo.
Apostila "Especificações Técnicas da Editora Abril - Dicas, evitando erros":

Fontes
Para não acontecer de, ao mandar o arquivo para gráfica, ocorrer mudanças de fontes, é importante converter o texto em curvas. Também é possível enviar as fontes junto com todo o material, mas corre o risco do pessoal da gráfica não ter o mesmo cuidado que você teria. Outra opção é, além de mandar o arquivo no programa onde foi produzido, enviar também em formato pdf.

E a dica mais importante é ter atenção! Todo o conhecimento técnico e suas grandes ideias não irão trazer um bom resultado sem que tenha cuidado para ver todos esses detalhes.
Quer saber mais? Esse site tem um mundo de dicas de como fechar arquivos e tudo sobre produção gráfica:

Aproveitem!
o Boss



segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Propaganda no banheiro e em outros ambientes

Sugestão de pauta: Olívia Prates

Quando o assunto é comunicação e marketing em meios digitais pensamos em internet, mas já existem outras concorrentes tão tecnológicas e atrativas quanto ela. E a novidade da vez, que na verdade já não é tão nova assim, são as "mídias out-of-home" (Mooh).

As Mídias out-of-home, como o próprio nome sugere, são um tipo de meio de comunicação que atinge os consumidores quando eles estão fora de suas casas. É a resposta que o mercado esperava para reconquistar a atenção do consumidor, através da relevância que uma mensagem adquire ao ser transmitida em sincronia com o ambiente em que ela se realiza. As Mooh têm como principal característica a utilização de monitores de alta tecnologia e transmissão digital de diferentes tipos de conteúdo.

O setor denominado internacionalmente de alto impacto conta com grandes monitores de LCD disponíveis em diferentes locais ao ar livre, atingindo pedestres e pessoas em trânsito. Outra forma de divulgação é feita em pontos de venda, nos quais monitores são instalados em, por exemplo, supermercados, lojas, restaurantes e shopping centers.
Mas esse tipo de mídia não inclui apenas monitores LCD. A ideia é chamar a atenção do público quando estão fora de casa, principalmente quando estão em momentos de distração e entretenimento. E para isso, nem sempre é necessário muitos aparatos tecnológicos. Propagandas em banheiros, elevadores, metrô, rodoviária entre outros lugares onde o consumidor se encontra disponível, são ótimos momentos para divulgar marcas. É o inesperado chamando a atenção dos consumidores, sem que seja possível mudar a página ou trocar de canal.
Veja alguns exemplos:



Elevadores:

Ponto de ônibus:

Banheiros:


Outros ambientes:




o Boss

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Conhecendo mais sobre Planejamento Estratégico

“Planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de
mercado” - Kotler (1992, p.63). O objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar os negócios e produtos da empresa de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios.
O processo de Planejamento Estratégico pode conter as seguintes discussões a seguir:

1) Definição do negócio, missão e visão:

O negócio deve ser analisado com base no benefício resultante do produto / serviço. Um bom exemplo é a empresa Copenhagen, em uma visão míope – negócio: chocolates e em uma visão estratégica o negócio seria descrito como presentes. A declaração de missão deve refletir a razão de ser da empresa, geralmente é uma declaração curta, que destaca as atividades da empresa. Já a visão da empresa é a definição de onde a empresa quer estar em um determinado período de tempo.

2) Análise de ambiente interno e externo:
Esta etapa é a fundamental para a a definição das metas e estratégias, pois é da análise de ambiente que as estratégias são formuladas. A análise de ambiente é a definição das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da empresa que afetam a empresa no cumprimento da sua missão.

3) Formulação de Estratégias:

As estratégias são escritas com base na análise de ambiente levantada, após uma priorização de principais objetivos e agrupamento por temas. A estratégia precisa estar voltada para o futuro da organização, porém para ser bem descrita necessita estar de acordo com as etapas anteriores (missão, visão, negócio e ambiente).

Adaptado de www.administradores.com.br

Para se aprofundar no assunto, clique aqui.
E para fazer um exercício, veja essa folha-tarefa para um planejamento estratégico.

o Boss

Com a palavra: O Membro da Semana

Oi gente! Fiquei feliz em ser membro da semana por ser o reconhecimento do trabalho que venho fazendo. É muito bom saber que as pessoas têm observado e valorizado este trabalho. Não só meu como também da Quali com a Olívia e o Muniz. Desde a elaboração do meu plano de candidatura, a apresentação, os planos e ideias para fazer a Quali crescer ainda mais e a execução das atividades do departamento tenho (temos!) trabalhado muito buscando o melhor para a empresa. E é muito bom e importante perceber que estamos no caminho certo, buscando fazer a diferença para a empresa, para os colegas e para nós mesmos! Obrigada, Acesso! (Rápida e rasteira! Hehe)





E o que falaram para ela:

Parabéns pelo “Membro da Semana”. Tenho certeza de que ele
está em boas mãos, pois mesmo eu não estando há muito tempo na empresa, pude perceber que você é mais uma do grupo de Gigantes que essa empresa tem. Tenho certeza que você ainda tem muito a aprender, mas especialmente contribuir com a Acesso.
Que você continue sendo sempre essa pessoa por quem todos os consultores tem grande admiração.





Na gestão passada você foi absurdamente importante para a Quali. É muito merecido esse membro da semana desde aquela época. Já chegou na Acesso com uma bagagem, possui análise crítica e sempre propõe melhorias. Você é uma voz muito importante aqui dentro. E eu espero que continue aqui, fazendo a Acesso crescer como você está crescendo.







Te acho muito inteligente. Desde antes da Acesso já dava para perceber isso. Na 1ª gestão pegava as coisas para fazer e sempre aprende com muita facilidade. Você sempre inova, trazendo coisas novas para a Acesso. Parabéns!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

E a galera não para


É isso mesmo. A criatividade flui e o resultado são esses projetos de dar orgulho!
Confira o que a Acesso está produzindo para os seus clientes.
Parabéns, galera produtiva!

Rosana Amaral:

Equipe:


Projeto:


Chalés Valença:

Identidade Visual
Equipe:




Flyer e Cartão de Visitas
Equipe:



Flyer:


Cartão de visitas- frente e verso:

Criatividade como necessidade

Planejar uma campanha, criar uma identidade visual, escrever um texto, saber convencer alguém. Para fazer tudo isso da melhor forma, uma coisa é fundamental: criatividade. Principalmente na área de comunicação, a todo momento somos movidos à criatividade.

Por isso é tão importante conhecer o mundo à sua volta. É necessário que o profissional de comunicação esteja sempre atento a tudo, para poder tirar de seu próprio ambiente inspiração para o trabalho.

Não é possível simplesmente depender de momentos de inspiração para trabalhar. Portanto, é fundamental ter em mente que a criação depende de esforço: buscar textos, sites, entrevistas. Tudo isso enriquece o seu campo de conhecimento e traz mais matéria-prima para o trabalho.

Já faz tempo que a ciência tenta explicar os momentos em que o cérebro tem grandes inspirações. A Psychology Today publicou recentemente um estudo sobre o assunto. No texto, os cientistas afirmam que existem procedimentos simples que podemos fazer para criar as condições necessárias para a inspiração chegar. Aí vão algumas dicas:

Procure estar em silêncio:

Tendemos a perceber insights, em geral, quando o nível de atividade do cérebro está baixo, como quando não estamos fazendo muito esforço mental, quanto estamos focados em algo repetitivo, ou apenas estamos mais relaxados. Os insights são quietos e, portanto, exigem uma mente calma.

Olhe para dentro de você:

As pessoas geralmente tem insights quando estão divagando mentalmente. Elas não estão focadas no problema. Geralmente, quando guardam recursos para perceber um insight, se fecham para dados externos. Segundo a publicação, os insights tendem a aparecer quando você olha para dentro e não para o mundo lá fora. No entanto, quanto mais conhecimento você tiver, a busca interna por aquela ideia ou insight fica mais fácil

Felicidade atrai criatividade:

Quando as pessoas estão felizes, tendem a perceber um nível mais amplo de informações. A ansiedade, por outro lado, tende a uma visão mais estreita. Para ser mais ‘insightful’, a dica da matéria é: seja aberto, curioso e interessado em algo, ao invés de ansioso em qualquer maneira.

Não se desgaste excessivamente:

Se você quer insights precisa parar de tentar resolver um problema. A razão apontada é que insights geralmente vem quando estamos parados em um impasse. O impasse tende a envolver algumas opções nas quais estamos fixados. No entanto, quanto mais trabalhamos nas mesmas soluções erradas, mais difícil é pensar em novas idéias. A solução é deixar o problema de lado e, então, a solução vem até você.

Apresentação de slides sobre insight:

http://www.slideshare.net/TallerDisIndustrial/insights-4202114

Deixe comentários criativos.

O Boss

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Mas afinal, o que é um Planejamento de Comunicação?

A definição de Planejamento:

Processo administrativo e sistemático para se atingir um determinado objetivo, coordenando a atuação do assunto em questão, para se obter o máximo de resultado com o mínimo dispêndio de recursos humanos e financeiros.” (Corrêa, 2002)

Planejamento de Comunicação:

“Deriva do planejamento de marketing. Processo administrativo e sistemático, com a finalidade de coordenar os objetivos, estratégias e as diversas fases de uma campanha de propaganda, promoção de vendas ou de relações públicas, procurando atingir o máximo de retorno sobre o investimento realizado.”

Fazer planejamento não é atribuição de um único profissional. É, antes de tudo, um trabalho realizado em equipe, e requer entendimento não só de comunicação, mas de mercado, sabendo orientar os passos com base nos dados de pesquisa.

Os dados fornecidos no briefing devem englobar análise situacional, do ambiente, do mercado, da demanda e dos concorrentes; além de problemas, oportunidades, posicionamento; metas de marketing e comunicação. Essas informações irão orientar a área de planejamento da agência, que deverá ir buscar outras informações não constantes no briefing ou nas pesquisas disponibilizadas, a fim de ter reduzir riscos e incertezas.

Um bom Planejamento precisa identificar e ter o claro entendimento do problema do cliente e definir os objetivos da comunicação, alinhados aos objetivos de marketing.

Etapas do Planejamento de Comunicação

1. Conhecimento da realidade do cliente;

2. Montagem do problema a ser resolvido pela comunicação;

3. Solução do problema


**Target, em inglês, quer dizer alvo. No caso da publicidade, não necessariamente é o público-alvo, mas os objetivos gerais a que se quer atingir com a estratégia de comunicação.


Quer se aprofundar mais? Acesse: http://planejamentodecomunicacao.blogspot.com/

O Boss



Com a palavra: O Membro da Semana



Oi Acesso!!! Um dos motivos que me deixou mais feliz por ter sido escolhida como o “Membro da Semana” foi a oportunidade de poder agradecer a vocês e a essa nossa empresa por estarem presentes no meu dia-a-dia!

Foi quando entrei na Acesso que me senti, pela primeira vez na faculdade, parte de alguma coisa e tudo começou a fazer sentido. Foi a Acesso que me fez perceber que estou no caminho certo e me fez “PENSAR GRANDE”!

Em pouco tempo ela se tornou meu segundo lar. Vocês agora são minha segunda família. Não trabalho com consultores, trabalho com amigos! E nada mais motivador do que trabalhar com pessoas que você gosta, fazendo o que você gosta!

Não importa quantas horas por dia passo na empresa. Quão cansativo o dia seja. Quantas coisas ainda precisam ser feitas. No final do dia, sei que posso contar com vocês para dar uma risada, dividir uma boa história, passear na cantina, ir no cinema ou para um barzinho, sonhar com nosso futuro brilhante.... e chegar em casa feliz e com a certeza que estou no lugar certo!

E é esse clima que me motiva a ir trabalhar todo dia com o maior prazer! Que me faz querer dar o melhor de mim e fazer a diferença para essa empresa que faz toda a diferença!

Enfim (hehehehe), obrigada a todos vocês por fazerem parte do meu dia a dia. Por dividirem esses aprendizados e momentos maravilhosos comigo e me proporcionarem a cada dia experiências únicas e extraordinárias! Por serem colegas, companheiros, amigos, e família.


E o que falaram para ela:


"Eu te acho muito motivadora. É um exemplo para mim que estou chegando. Tenho certeza que você está dando exemplo para seu departamento e para a empresa".










"É muito fácil falar da Débs. Sou fã do trabalho dela. Fiquei muito feliz quando surgiu a oportunidade de ela entrar na empresa. Tivemos muita sorte. Ficamos muito feliz com a sua atuação no departamento e no núcleo de atendimento. Você merece muito ser o membro da semana".




"O Mateus já falou tudo. Você surpreendeu a todos. Você tem um jeitinho todo especial de ser, que encanta a todos. Se você já é assim com pouco tempo de empresa, imagina a daqui 1 ano".





E o que a Débs falou: "Eu não sou alcoólatra".