quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dia F

E aí, consultores!

O carnaval passou faz tempo, e o ritmo da empresa já está a mil. Quinta-feira é o grande e tão esperado Dia F. A Quali já preparou tudo, e agora é hora de todo mundo pegar no batente! Mas, antes disso, vamos entender um pouco como se dá a organização nesse dia tão importante.


5S. O que é isso?

5S é a metodologia organizacional da Acesso. O 5S é o bom-senso que pode ser ensinado, aperfeiçoado, praticado para o crescimento humano e profissional. A ideia principal é que esses princípios se tornem hábitos. Os “S's” vem de 5 palavras japonesas que começam com essa letra. São elas: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. Os significados delas estão no quadro abaixo:


Seiri

Senso de Utilização

Seiton

Senso de Ordenação

Seisou

Senso de Limpeza

Seiketsu

Senso de Saúde

Shitsuke

Senso de Autodisciplina


Como aplicar?

Pois bem, o Senso de Utilização é responsável por desenvolver a noção da utilidade dos recursos. Agrupar cada coisa onde elas podem ser úteis. O Senso de Orientação é responsável por colocar tudo em seu devido lugar. O de Limpeza é bem claro e o mais importante para o Dia F: tirar o lixo, limpar e evitar fazer sujeira, é uma prática que fica durante a gestão, através da escala de limpeza. O de Saúde padroniza práticas saudáveis, fisica e psicologicamente. Já o de Autodisciplina garante que cada um cuide de si, adaptando-se a realidades recicláveis e sustentáveis.

Agora que todo mundo já sabe um pouco mais sobre o 5S, vamos a ordem que a Quali estabeleceu para este Dia F, o que cada departamento deve fazer e em qual horário:

Das 9h às 11h - Marketing
- Organizar as pastas do departamento;
- Tirar móveis;
- Levar lixo para fora.

Das 11h às 13h - RH
- Organizar as pastas do departamento;
- Arrumar a parte de baixo do armário de bolsas e o armário ao lado da mesa de atendimento;
- Tirar o pó dos móveis e das prateleiras.

Das 13h às 15h - Projetos e DAF
- Organizar as pastas do departamento;
- Começar a lavar o chão.

Das 15h às 17h - Presidência e Quali
- Organizar as pastas do departamento;
- Terminar de lavar/secar o chão;
- Colocar os móveis de volta.

Este conteúdo está disponível na caixa de e-mails de todos, e deve ser seguido à risca. Se alguém quiser deixar de realizar as tarefas do Dia F e, em troca, ajudar a fazer o backup de todos os arquivos da Acesso, converse com a Quali sobre essa possibilidade, pode ser que ainda dê tempo.

No mais, tentem aproveitar este momento de faxina para conhecer um pouco mais sobre a empresa, como sempre.

Nos vemos lá.


O Boss

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval: responsabilidade e criatividade!

Olá, consultores! Animados pro carnaval? Períodos de recesso como esse são essenciais para todos darem um tempo com as preocupações do dia a dia e aproveitarem para recarregar as energias. Ao final, o clima de trabalho na empresa fica renovado, com consultores muito mais ativos e com mais força de vontade para dar gás total e fazer dessa gestão uma das melhores da Acesso.

O horário de trabalho volta na segunda-feira depois do carnaval, dia 27, com as atividades normais. É um tempo longo, que pode ser proveitoso de diversas maneiras, tanto para diversão como para dar uma adiantada naquelas atividades que pode estar pendentes em alguns núcleos ou departamentos.

Devido ao excelente ritmo que todos da empresa já estão empregando nesse início de ano, tenho certeza que o carnaval de 2012 não vai servir apenas de folia para os consultores da Acesso. Também vai ser um tempo de grandes ideias surgirem. Afinal, em uma empresa inovadora como a nossa, qualquer momento, até mesmo o mais descontraído pode servir de inspiração para uma sugestão ótima ser implantada. Aproveitem intensamente o carnaval, de forma responsável e, é claro, com muita criatividade, pois essa é uma das principais marcas da nossa empresa, presente em cada um dos consultores.

Que seja uma época de recarregar as baterias para todo mundo! No retorno espero encontrar todos em sua melhor formar, dispostos a levar a Acesso de uma forma muito mais leve e, ao mesmo tempo, sem perder a dedicação e o engajamento já presentes nessa gestão.

Aproveitando o post, já viram a máscara que a galera do JEWC preparou para o carnaval? Vamos espalhar ela por todos os blocos de Minas Gerais!




Boa folia, e até a próxima.

O Boss

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Membro da Semana - Pâmela

E ela já chegou com tudo! Na 2ª Reunião da Gestão, foi presenteada com o Membro da Semana. Não há dúvidas do futuro dessa garota na Acesso, se ela continuar nesse ritmo.


"Depois de tanto tempo amando a Acesso, poder fazer parte desse time é uma felicidade sem tamanho. E logo no início dessa jornada, com ainda muitas dúvidas quanto ao trabalho e com anseio de não realizá-lo da melhor forma possível, ser escolhida como membro da semana foi uma surpresa fantástica! Me motivou a querer manter essa empolgação de iniciante e poder retribuir essa confiança em mim. E essa homenagem é especial, acima de tudo, por poder ouvir de pessoas que admiro que estou no caminho certo. Obrigada!"

Pâmela - DAF


“A Pâmela tenta entrar na Acesso há um tempão. Pela sua persistência, nós sabíamos que você ia render muito na empresa. Continue assim que você vai longe. Parabéns!”

Bruna - RH





“Só tenho a parabenizar a Pâmela, pois ela tem feito tudo certinho. Além de ser muito boa no Departamento, ela sempre toma iniciativa nas saídas da Acesso.”

Nathalia - DAF





“A Pâmela evoluiu muito desde a tentativa passada. Conseguiu se acalmar e foi muito bem no Processo Seletivo. Tem muito a acrescentar para o DAF e para a Acesso. Você é muito gente boa, tem uma facilidade muito grande em fazer brincadeiras com todo mundo da acesso. Sucesso!"

Humberto - Presidência





“Pra mim, não foi surpresa ver você mandando bem na Acesso. Já começou muito bem, e está correspondendo ao que todos esperavam. Está ajudando a renovar o Planejamento. Tem seu lado brincalhão, mas sabe ser séria também. Parabéns! Continue assim.”

Tosetti - Presidência




Não há mais o que acrescentar, depois de tudo que foi dito pelos seus companheiros de trabalho. A Acesso precisava muito desse clima de descontração. Obrigado por ajudar a trazer isso.


O Boss!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Regras para as Férias de Verão

Ola consultores!

O post de hoje é, mais uma vez, sobre comportamento profissional. Estamos no auge do verão, e a falta do ar condicionado dificulta muito o trabalho na Acesso que, fisicamente, é uma sala pequena e sem janelas. Por isso, durante esses meses, todos estão liberados para usar roupas mais leves, tanto em reuniões, quanto em qualquer outra atividade dentro da empresa. É importante que essa brecha não se torne um exagero por parte dos membros.

A Acesso tem que passar uma postura séria, independente da época do ano em que nos encontramos. Por isso, aqui vão alguns lembretes:

  • Homens estão liberados do uso de calças, apenas. Trabalhar de bermuda no verão diminui muito o desgaste físico, mas é preciso tomar cuidado com estampas extravagantes e muito coloridas.

  • Alguns alimentos estão liberados, tais como chocolates, refrigerantes, sucos... Podemos comer apenas na mesa do centro, jamais perto dos computadores, para evitar danos aos equipamentos. Afinal de contas, acidentes acontecem, e é melhor tomar cuidado. Caso algum cliente se encontre na empresa, é aconselhável não comer nem beber nada.

  • Podemos escutar músicas, mas em volume muito baixo, e somente no caso da Acesso não estar cheia. Como a da comida, se houver algum cliente, esta regra está banida. O uso de aparelhos eletrônicos, desde que com fones de ouvido, é uma ótima solução para quem não quer morrer de tédio enquanto trabalha e nem atrapalhar outras pessoas.

  • IMPORTANTE: A escala de limpeza continua normalmente e, por causa da comida, deve ser ainda mais rígida.

Espero que todos tenham tirados suas dúvidas sobre as regras de trabalho nas férias. Vamos ressaltar, mais uma vez, que o bom senso é essencial para o convívio na empresa. A Qualidade mandou um e-mail com as regras e as mesmas estão no Dropbox do Departamento.

Para finalizar, uma ótima notícia: temos um ventilador na Acesso! Não é nem parecido com o ar condicionado habitual, mas já ajuda muito.


*Este post foi feito em parceria com o Daniel, da Quali. Ele reformulou o documento de regras para as férias, e ajudou demais.


Até breve!


O Boss!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Membro da Semana - Iara Campos

E o 1º membro da semana foi mais que merecido. Dona de um dos melhores textos da Acesso, a Iara vem chamando atenção há tempos. Agora, tem seu trabalho reconhecido nas palavras de seus colegas de trabalho:

Uma das maiores felicidades que eu tive na gestão passada foi ouvir você falar que queria ir para o RH. Você é a pessoa mais calma da acesso. Eu confio muito no seu trabalho, nas decisões que você toma. Se você conseguir colocar em prática todas as ideias que teve para o Jornalismo, nós vamos crescer muito. Uma excelente gestão e, se precisar de ajuda, pode contar comigo.”

(Humberto - Presidência)


É fácil falar da Iara. Nós trabalhamos juntos na Gestão passada e ela foi exemplo. Está sempre comprometida, solícita, se antecipando aos acontecimentos. No jornalismo, seus textos são ótimos. Ela vai desenvolver sua capacidade de liderança no núcleo, o que vai melhorar ainda mais o seu desempenho.”

(Felipe - Presidência)






Muito dedicada na Acesso, pontual nas reuniões. Sempre faz as matérias do blog e entrega nas datas corretas. Eu vejo que nós vamos trabalhar muito bem nessa gestão, no mesmo departamento. É muito comprometida e dedicada, vai mandar muito bem na coordenação do Jornalismo.”


(Débora - RH)





E o que ela tem a dizer sobre isso?


"Acredito que não há nada melhor do que trabalhar em um lugar em que as pessoas reconhecem e valorizam o nosso trabalho.Esse é o principal motivo pelo qual eu fico até sem palavras por ter sido membro da semana. É muito gratificante e motivador ouvir pessoas que eu tanto admiro profissionalmente falarem do que eu tenho de melhor. Espero cada vez mais poder contribuir para o crescimento e desenvolvimento da Acesso, assim como essa empresa e todos os seus membros contribuem para o meu crescimento - não só profissional, mas também pessoal, todos os dias."

(Iara - RH)


Parabéns, Iara! Continue com o mesmo profissionalismo e entusiasmo.


O Boss