quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dia F

E aí, consultores!

O carnaval passou faz tempo, e o ritmo da empresa já está a mil. Quinta-feira é o grande e tão esperado Dia F. A Quali já preparou tudo, e agora é hora de todo mundo pegar no batente! Mas, antes disso, vamos entender um pouco como se dá a organização nesse dia tão importante.


5S. O que é isso?

5S é a metodologia organizacional da Acesso. O 5S é o bom-senso que pode ser ensinado, aperfeiçoado, praticado para o crescimento humano e profissional. A ideia principal é que esses princípios se tornem hábitos. Os “S's” vem de 5 palavras japonesas que começam com essa letra. São elas: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. Os significados delas estão no quadro abaixo:


Seiri

Senso de Utilização

Seiton

Senso de Ordenação

Seisou

Senso de Limpeza

Seiketsu

Senso de Saúde

Shitsuke

Senso de Autodisciplina


Como aplicar?

Pois bem, o Senso de Utilização é responsável por desenvolver a noção da utilidade dos recursos. Agrupar cada coisa onde elas podem ser úteis. O Senso de Orientação é responsável por colocar tudo em seu devido lugar. O de Limpeza é bem claro e o mais importante para o Dia F: tirar o lixo, limpar e evitar fazer sujeira, é uma prática que fica durante a gestão, através da escala de limpeza. O de Saúde padroniza práticas saudáveis, fisica e psicologicamente. Já o de Autodisciplina garante que cada um cuide de si, adaptando-se a realidades recicláveis e sustentáveis.

Agora que todo mundo já sabe um pouco mais sobre o 5S, vamos a ordem que a Quali estabeleceu para este Dia F, o que cada departamento deve fazer e em qual horário:

Das 9h às 11h - Marketing
- Organizar as pastas do departamento;
- Tirar móveis;
- Levar lixo para fora.

Das 11h às 13h - RH
- Organizar as pastas do departamento;
- Arrumar a parte de baixo do armário de bolsas e o armário ao lado da mesa de atendimento;
- Tirar o pó dos móveis e das prateleiras.

Das 13h às 15h - Projetos e DAF
- Organizar as pastas do departamento;
- Começar a lavar o chão.

Das 15h às 17h - Presidência e Quali
- Organizar as pastas do departamento;
- Terminar de lavar/secar o chão;
- Colocar os móveis de volta.

Este conteúdo está disponível na caixa de e-mails de todos, e deve ser seguido à risca. Se alguém quiser deixar de realizar as tarefas do Dia F e, em troca, ajudar a fazer o backup de todos os arquivos da Acesso, converse com a Quali sobre essa possibilidade, pode ser que ainda dê tempo.

No mais, tentem aproveitar este momento de faxina para conhecer um pouco mais sobre a empresa, como sempre.

Nos vemos lá.


O Boss

Nenhum comentário:

Postar um comentário