segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Como se comportar diante dos trainees.

Olá, consultores!

Como apresentado na última Reunião Geral, O Clube do Boss será atualizado, durante o mês, levando em conta o que vocês escolheram como tema principal na Pesquisa de Satisfação. O tema escolhido na última foi “Dicas de Comportamento Profissional”. Pois bem, vamos começar, literalmente, do começo. Na sexta-feira, demos início ao 22º Processo Seletivo da Acesso. Logo mais, teremos trainees, e precisamos saber como tratá-los de forma adequada.

Para muitos candidatos, a etapa de trainee é considerada o primeiro emprego. Estas pessoas levam muito a sério as atividades e compromissos neste período, mesmo se sentindo pressionadas e obrigadas a se mostrar e dar seu melhor. Todas têm noção que estão sendo “vigiadas” todo o tempo na empresa, e precisam mostrar que não se importam com isso. Já é pressão demais, certo?

Pois é, o melhor que podemos fazer é não atrapalhá-las. Aqui vão algumas dicas para um bom relacionamento com o trainees:

- Ele não é um E.T. Aproxime-se, converse, ofereça ajuda, acalme-o. Você, não só pode como deve manter um contato amigável com o candidato. Isto vai ajudá-lo a se soltar e sentir-se parte da empresa.

- Tente não pressioná-lo mais que o necessário. As atividades do trainee, por si só, já são desgastantes. Tudo que o candidato não precisa é de mais pressão emocional.

- Tenha bom senso nas atividades. Não elabore questões gigantescas, com pouco tempo para resoluções. Isto pode afastar o trainee do seu departamento ou núcleo, ao invés de aproximá-lo.

- Processo seletivo não é trote! Você já passou por isso, não se esqueça de como se sentia quando era trainee. Não aja como se estivesse “se vingando” por algo que aconteceu durante o seu processo de seleção.

- Procure o RH em qualquer situação inesperada. Em caso de dúvidas, não faça nada que saia dos planos. Você pode piorar as coisas. O departamento de Recursos Humanos está preparado para lidar com isso.


Resumindo, os membros da empresa devem tratá-los com o devido respeito e atenção, como se o mesmo fizesse parte do quadro de funcionários, o que não é mentira. Durante este período, eles são, sim, membros da Acesso Comunicação Jr. No entanto, isto não deve se confundir com um carinho excessivo e liberdade demais. Obviamente, por se tratarem de amigos da mesma faculdade, isto se torna um pouco mais complicado. Mas, com bom senso, todos podem separar o lado pessoal do profissional.

Bom, espero que todos tenham tirado proveito do post. Qualquer dúvida ou sugestão encaminhem para boss@acessojr.com ou deposite na Caixa do Clube do Boss, ao lado da SAC.

Um abraço, e bom processo seletivo a todos!


O Boss

Nenhum comentário:

Postar um comentário