O Movimento Empresa Junior surgiu em 1967 na França, mais precisamente na ESSEC – L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales – em Paris. Os alunos sentiram a necessidade de um maior conhecimento das ferramentas utilizadas no mercado de trabalho que enfrentariam nos anos vindouros. A primeira Empresa Júnior (EJ) do mundo foi a Junior ESSEC Conseil. Já no Brasil, o Movimento teve início em 1989, na Fundação Getúlio Vargas, instituição na qual foi fundada a primeira EJ brasileira, a EJ-FGV. Atualmente, o MEJ é representado por grandes confederações, a européia, a ásiatica, a americana e a brasileira (Brasil Júnior).
O Núcleo de Empresas Juniores da UFJF (NEJ) é uma associação civil sem fins lucrativos. Ele representa as empresas juniores da Universidade Federal de Juiz de Fora junto aos órgãos públicos e privados, autoridades governamentais, estaduais e nacionais e sociedade em geral. O NEJ zela pela autonomia e auto-suficiência das Empresas Juniores e contribui para o desenvolvimento social. Esta associação se coloca como órgão técnico e consultivo no estudo e solução dos problemas relacionados aos membros filiados. O NEJ promove a integração, o envolvimento multidisciplinar e a capacitação dos membros para alcançar um alto nível de qualidade nos serviços prestados. Com eventos e projetos, parcerias e alianças, o NEJ busca defender e disseminar o Movimento Empresa Júnior em Juiz de Fora e região.
Para esclarecer questões pontuais sobre o Mej e o Nej, acompanhe a entrevista de Nádia Paula Ribeiro, Projetista da Porte Engenharia e Arquitetura e responsável Nej-UFJF.
Jefferson - O que é o movimento empresa jr?
Nádia - O MEJ é o movimento que procura unir e reestruturar as empresas juniores, e com isto, elevar a qualidade de serviços prestados e aprendizado adquirido. Visa também fortalecer o conjunto das empresas juniores como um todo, fazendo com que tenhamos maior poder de reivindicação e de representatividade.
Jefferson - O que o Movimento empresa jr. da UFJF (nej) representa para a Porte?
Nádia - Representa uma oportunidade única de crescimento e divulgação da empresa, na medida em que o conhecimento adquirido pelas demais empresas pode ser de grande ajuda para a Porte. É fato que nossa formação acadêmica enquanto arquitetos e engenheiros não nos preparam para os desafios da gestão de um empreendimento, e o conhecimento adquirido nestes intercâmbios é um grande diferencial no dia a dia da empresa.
Jefferson - Como a Porte vê a nova estruturação do Nej?
Nádia - Com bons olhos, já que esta nova conformação vai permitir maior intercambio de conhecimento entre as empresas e maior representatividade do Núcleo perante as empresas jr. da UFJF.
Jefferson - quais são as atividades da Porte?
Nádia - A Porte atua na área de projetos arquitetônicos e de engenharia, passando por projetos executivos, de reforma, elétricos, de uso capião e levantamentos topográficos, e atualmente estamos implantando projetos na área de engenharia ambiental.
Jefferson - Vocês são filiados a fejemg e a Brasil jr?
Nádia - Sim, ambas.
Jefferson Oliveira
Membro tainee da Acesso Comunicação Jr