quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Criatividade

Sugestão de pauta: Dani Caldas


Criatividade pode ser definido como o ato de dar existência a algo novo, único e original, é a capacidade de formar mentalmente ideias, imagens e coisas não-presentes – porém com algum objetivo.


Devido às crescentes mudanças no mercado de consumo, desde os produtos e serviços oferecidos pelas organizações até a demanda exigente, profissionais devem estabelecer diariamente soluções para os seus consumidores. No entanto, sabe-se da dificuldade de solucionar os problemas diante de uma imensidão de informações e mutações, que influenciam direta e indiretamente a sistemática organizacional.


Então, como expandir a nossa capacidade criativa? Algumas pessoas fazem as mesmas coisas e de forma repetida todos os dias e isso significa que o mesmo dia vai se repetindo indefinidamente por todos os dias da vida com diferenças mínimas. A mesma rotina, os mesmos lugares, as mesmas pessoas, os mesmos hábitos, o mesmo conhecimento, o mesmo trabalho, o mesmo caminho, os mesmos programas e, assim por diante. Dessa forma, é difícil inspiração para que a criatividade deixe de ficar submersa!


Se a pessoa quer ser criativa, deve fazer coisas diferentes todos os dias! Mudar o seu ambiente de trabalho, mudar alguma coisa no seu lar, ver novos filmes, ir a novos lugares, falar com novas pessoas, ler livros variados. Na medida em que a mente fica exposta a novidades, há estímulo, a observação fica mais aguçada e é mais fácil fazer novas conexões entre as idéias. O segredo é observar tudo a sua volta!


Por outro lado, quando a pessoa tem paixão pelo trabalho que realiza, a criatividade manifesta-se mais espontaneamente, já que a tarefa é sentida prioritariamente como prazerosa, acima do dever, da obrigação.


No mundo tecnológico em que vivemos, "onde tudo é mídia, o que vale é a criatividade". Seguem algumas intervenções publicitárias dentro e fora de aviões. De aplicações externas exageradas para impactar, até ilustrações minimalistas nas poltronas, o que vale é a idéia.




o Boss

Um comentário:

  1. gente, sensacional essas mesinhas de aviao! haha

    As coisas com criatividade ficam muito mais interessantes, né? Parabéns pelo post, boss!

    ResponderExcluir