segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mais uma "Membra" da Semana!

É isso mesmo, as mulheres estão dominando o mundo. Elas estão sempre se destacando por onde vão. É por isso que, meu grande amigo, Luís Fernando Veríssimo publicou a seguinte conversa entre um pai e um filho no ano de 2031. Veja: http://migre.me/4liHc

Mas temos que admitir a organização e eficiência dessas mulheres, não é mesmo? É por isso que elas estão tomando conta do Membro da Semana. Fazem um trabalho excepcional dentro da Acesso, estão realmente de Parabéns.

Uma dessas “grandes” mulheres que tem feito uma excelente e vitoriosa história na Acesso é a nova “Membra” da Semana. Por isso passamos a palavra a ela:

"Bom, primeiro eu tenho que dizer o quanto eu fiquei feliz e surpresa com esse membro da semana. Não sei se todos sabem, mas eu entrei na Acesso no meu primeiro período de faculdade, totalmente perdida na Facom e procurando algo na comunicação para me encontrar e também, quem sabe, encontrar meu caminho profissional. Hoje, quase um ano depois, eu sei que eu me encontrei muito, me conheci melhor, consegui reconhecer minhas dificuldades e pontos fortes e, principalmente, trabalhar com essas características. Eu entrei como membro em experiência e menos de seis meses depois consegui ser eleita diretora do departamento, isso foi um grande salto para mim e uma ótima oportunidade de eu crescer, me aprimorar e mostrar o meu trabalho. O que me deixou muito satisfeita como membro da semana foi que fui escolhida pela Jani, que "acabou" de entrar na empresa e pode me prestigiar e me motivar com esse reconhecimento; mas uma das principais alegrias foi poder ouvir a atual presidência falando sobre mim, pois são pessoas que eu admiro e me espelho sempre. Fiquei muito feliz em saber que reconhecem e gostam do meu trabalho. Espero poder ajudar muito a Acesso a crescer e fazer um bom trabalho para todos na empresa. Muito obrigada."

Por que a Jani escolheu a Jéssica?

“Escolher a Jéssica foi muito fácil pra mim. Ela tem a cara e a alma da Acesso, dá seu sangue, dá seu melhor pela empresa. É muito interessante a forma com que ela cumpre os procedimentos da empresa, com uma imensa facilidade e sempre com um sorrisão no rosto. Pra quem trabalha aqui, conviver com pessoas assim é o que nos motiva, o que nos dá mais força para continuar e crescer cada vez mais. Acho ela muito merecedora, uma pessoa de grande caráter e com trabalho e competência inquestionáveis. Jéssica, quando crescer quero ser igual você!”






O que as “Presidentas” acharam da escolha?


“Pra mim é muito difícil falar de uma pessoa tão boa, uma responsabilidade muito grande. Mas o que gostaria de destacar sobre essa pessoa tão importante para Acesso é sua excelente organização. Ela se planeja tudo de forma muito eficiente, por isso consegue cumprir e atingir todos os seus objetivos. Além disso, dá um show nas cobranças de seus cronogramas, tem um grande dom de cobrar as pessoas, visto que consegue ser firme e meiga ao mesmo tempo. Como vou sair na próxima gestão, é uma tranqüilidade muito grande saber que estamos deixando a Acesso nas mãos de pessoas tão competentes, comprometidas e apaixonadas pela empresa como a Jéssica.”




“Como fui do RH, acompanhei muito de perto o progresso da Jéssica dentro da empresa. Quando ela chegou aqui era outra pessoa, tanto é que ficou como membro em experiência. Mas durante essa experiência agarrou a chance que recebeu e mostrou tudo que sabia, por isso felizmente foi efetivada. A partir daí só cresceu, aprendeu muito com as meninas, formou na última gestão um Marketing muito forte, que sem dúvida ficará marcado de forma muito positiva na história da Acesso. Mas atualmente, como diretora do departamento, tenho visto que ela tem se saído ainda melhor, consegue ensinar de forma muito eficiente aos meninos, o que tem feito com que o Marketing funcione muito bem, mantendo a grande união que notamos presente no seu departamento. Acho interessante a forma com que ela consegue mostrar sua autoridade, faz isso de forma moderada e controlada, isso nos faz acordar, nos alerta e nos faz crescer muito. Quero dizer que é muito bom conviver com você, gosto naturalmente de você.”

Que essas mulheres continuem a fazer muito pela Acesso!

Parabéns Jéssica!


O Boss

segunda-feira, 18 de abril de 2011

5 dicas para atender bem o cliente!

Quem não tem cliente? De alguma forma todos temos clientes. Sejam eles internos ou externos. Cada vez mais é fundamental atender bem seus clientes para alcançar e manter o sucesso pessoal e profissional. Então, abaixo temos cinco dicas para atender bem o cliente e gerar maior confiança nesta relação.


1. CONHEÇA - O primeiro passo é saber quem é seu cliente. O que ele quer? Quais suas necessidades? Seus desejos? Isso pode ser feito de diversas maneiras. O mais importante é ter uma visão clara sobre o perfil do seu cliente.

2. OUÇA - Ouvir os clientes é básico para quem quer manter uma relação positiva com eles. Porém, ouvir apenas não basta. É preciso mais. É necessário escutar seu cliente. Ou seja, interpretar o que ele diz e o que ele não diz. É ampliar a percepção.


3. INTERAJA - Há clientes que gostam de falar, outros gostam de ver, e ainda há os que gostam de experimentar. Fique atento a estas características e procure agir conforme cada um. Mantenha uma postura de adaptação ao perfil de cada cliente.

4. POSTURA - Procure manter uma postura positiva diante do cliente. Em muitos casos o cliente se encanta não pelo produto ou serviço, mas pela forma como é atendido. Pessoas que demonstram simpatia, cordialidade e disposição estimulam os clientes a comprar mais ou simplesmente retornar o contato. De modo geral, as pessoas gostam de ambientes agradáveis, onde se sintam bem. A postura de quem atende pode favorecer esta sensação.

5. APRIMORE - Para atender bem seus clientes é necessário estar em constante atualização. Leituras, cursos, auto-avaliação e avaliação dos clientes são formas de aprimorar seu atendimento com foco na melhoria contínua. Descobrir o que os concorrentes ou colegas estão fazendo também é uma boa estratégia de desenvolvimento desta relação. Por isso, seja um eterno aprendiz.

O Boss

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Dicas para o Fórum


Palestra, Seminário, Curso, Treinamento ou Workshop? - Defina claramente o tipo de resultado que pretende obter antes de organizar seu evento. Se o objetivo for uma grande carga de conhecimento, dê preferência a um curso, treinamento ou workshop.

Duração - Se for palestra, não pense que quanto menor o tempo, menor o preço. É mais difícil falar bem em pouco tempo do que ficar horas enrolando. Certo palestrante conceituado diz que para fazer um discurso de 5 horas ele precisava de 5 minutos para se preparar. Para falar 5 minutos ele precisava de 5 horas (ou algo assim).

Expectativa e Resultados - Não espere que uma palestra de uma hora terá o efeito de um curso de pós-graduação. Palestras servem de pontapé inicial ou amarra final de um conjunto de ações da empresa, nunca para ensinar os detalhes de qualquer assunto.

Generalista ou especialista? - Se for uma palestra técnica, contrate um técnico especializado em sua área. Caso contrário dê preferência a palestrantes que falem de conceitos gerais e evite os que pensam que entendem e podem dar palpites sobre as particularidades de seu negócio.

Palestrantes - O perfil do palestrante deve ser adequado aos objetivos do evento. Para eventos festivos, comemorativos, abertos ou com a participação de familiares dos colaboradores de uma empresa, escolha um palestrante motivacional com uma maior carga de entretenimento. Se o assunto tiver um foco muito técnico e específico, prefira um consultor técnico com habilidade de comunicação e bem-humorado.

Bastidores - Jamais sobrecarregue o palestrante com problemas relacionados aos preparativos do evento e nem faça pressão, se quiser que os resultados sejam motivadores. Lembre-se de que ele também é humano e sujeito a variações em seu estado de ânimo e humor. Se receber uma carga grande de estímulos negativos antes da palestra poderá ter seu próprio ânimo abalado, entrar em depressão e até morrer no palco.

Atividades extras - Se o palestrante chegar com poucas horas de antecedência para a palestra, evite programar um grande número de atividades extras. Lembre-se de que seu palestrante irá precisar de toda a energia possível para fazer um bom trabalho no palco.

Tempo - O tempo ideal para palestra é de 1 hora e 15 minutos, com mais 15 minutos para perguntas, mas as perguntas podem ser dispensadas no caso de palestra motivacional, por reduzirem o impacto da mensagem. Para um tempo maior deve ser previsto um intervalo, mas neste caso apenas se a palestra for mais expositiva e menos motivacional ou de impacto. Treinamentos, cursos e workshops podem ser de no mínimo 3 horas.

Agenda - Depois de planejar a agenda de seu evento, elimine uma atividade ou reduza o tempo de todas. Dificilmente você conseguirá fazer com que o intervalo de quinze minutos dure exatamente isso ou que uma palestra de uma hora não passe alguns minutos do prazo. Eventos com agenda espremida acabam criando uma sensação de estresse nos palestrantes e participantes. É preferível prever prazos flexíveis para evitar que o palestrante omita o fim da piada só porque o tempo está esgotado.

Avisos - Se precisar avisar os palestrantes do tempo, dê preferência a recepcionistas com cartazes de 15, 10 e 5 minutos postadas no fundo, atrás do público, e nunca na frente. Calcule uma margem, pois o palestrante pode se empolgar, mas se ele continuar lá duas horas depois do tempo regulamentar, desligue o microfone, apague as luzes e entregue a ele as chaves do auditório.

Iluminação - Verifique se a iluminação não é demais para a tela do projetor (data-show), ou pouca para a platéia (causa sono). Iluminação suave sobre a audiência, menor sobre a tela de projeção e suficiente sobre o palestrante. Saiba exatamente onde estão os interruptores e que lâmpadas eles acendem ou apagam para o caso de precisar alterar a iluminação durante a palestra para passar um vídeo, por exemplo. Se apagar totalmente as luzes da platéia e jogar um canhão de luz sobre o palestrante isso o ajudará a perder peso, mas é provável que ele comece a enxergar bolinhas no canto dos olhos e fique sem saber se ainda tem alguém assistindo ou já foram todos embora.

Lei de Murphy - Se existir um fio ou cabo elétrico no chão sem estar protegido por um carpete ou fita adesiva, alguém irá tropeçar nele, apagar o projetor, derrubar o notebook ou as duas coisas.

Palco - Se precisar compor uma mesa para pessoas ilustres, esta nunca deve ficar muito próxima da beirada do palco, para evitar que o palestrante quebre o pescoço. Nem muito próxima da tela no fundo, para evitar que os componentes da mesa torçam o pescoço.

Mesa - Certifique-se de colocá-la distante da beirada do palco, para o palestrante ter espaço para se movimentar. Lembre-se de que é melhor colocá-la em diagonal numa das laterais do palco ou pedir aos seus componentes para retornarem aos seus lugares durante a palestra, a menos que eles queiram ver o palestrante pelas costas. Como qualquer pessoa, o palestrante não fica muito à vontade com pessoas atrás de si. Além disso, expressões de desinteresse, bocejos e caras feias dos membros da mesa, propositais ou não, poderão influenciar negativamente o público.

Obstáculos - Evite mesas, cadeiras, vasos, coroas de flores e outros objetos que criem uma barreira entre o palestrante e o público.

Tela de Projeção - Deve ficar à esquerda do palestrante (centro ou direita da audiência), para ele apontá-la com a mão esquerda, enquanto segura o microfone com a direita. Inverta as instruções se ele for canhoto. Se forem três as telas, como em grandes eventos, provavelmente o palestrante só apontará para uma. Observe a mão do palestrante antes de começar. Se tremer demais, para o bem dos presentes, não deixe o apontador a laser na mão dele.

Equipamentos - Microfones, equipamento de som e projetores devem estar instalados e testados com antecedência. Use sempre baterias novas e tenha um ótimo microfone na reserva, porque certamente será ele o titular após os primeiros cinco minutos de palestra.

Projeção - Prefira que o palestrante faça a mudança dos slides. Para isto devem ser previstos cabos com comprimento suficiente para alcançar o datashow e o amplificador de som ou um controle remoto. Se o palestrante trouxer sua apresentação em pen-drive, CD ou disquete, instale com antecedência. Se trouxer em transparências ou vier com uma caixinha de giz e apagador, é melhor procurar um palestrante mais novo.

Operador - Apenas em último caso a mudança dos slides deve ser feita por um operador. Se não existir controle remoto para a mudança ou o notebook estiver longe do palestrante, dê bastante café ao operador, amarre seu pé na cadeira e certifique-se de que ele esteja ouvindo bem. Não se preocupe, porque depois de duas horas o público acabará se acostumando com a frase "O próximo, por favor!"

Água - Coloque um copo e garrafa de água à disposição do palestrante. Evite que garçons ou recepcionistas circulem pelo palco durante a palestra para abastecer copos, pois roubam a atenção do público. Quando o garçon derruba a bandeja, então, nem se fala.

Circulação - Evite que fotógrafos, cinegrafistas ou pessoas em geral circulem na área do palestrante. Alguns palestrantes não permitem filmagens (pode me filmar à vontade), portanto é melhor perguntar antes para evitar embaraços.

Programa prévio - Alguns profissionais contratados para cuidar do áudio e vídeo costumam deixar algum DVD de shows musicais passando enquanto as pessoas chegam e se acomodam. Em outros casos os patrocinadores costumam passar seus próprios vídeos. Em nenhuma hipótese ligue o projetor em algum canal de TV com filmes ou noticiários deprimentes. Novela, então, nem pensar. A platéia vai pedir para o palestrante esperar até acabar o episódio.

Música ambiente - É aconselhável ter música ambiente antes (mais alto para animar) e depois (mais baixo para as pessoas conversarem) da palestra. Desligue a música antes de começar a palestra, obviamente.

Platéia - As recepcionistas devem encaminhar os participantes para as primeiras fileiras, evitando preencher apenas os assentos do fundo da sala. Assentos vazios entre o palestrante e a platéia criam distanciamento e prejudicam o sucesso da palestra. Se as recepcionistas forem muito bonitas, é melhor que fiquem no fundo do auditório durante a palestra.

Abertura - O mestre de cerimônias deve fazer a apresentação do palestrante, dar avisos de duração e intervalos, solicitar o desligamento dos celulares, pedir para que desliguem os celulares, insistir no desligamento dos celulares e, finalmente, recolher os celulares. Mesmo assim muita gente não irá obedecer e alguns conversarão alegremente em voz alta como se estivessem sozinhos na caverna de onde saíram.

Perguntas - Se houver tempo para perguntas, isso deverá ser informado de antemão pelo mestre de cerimônias. Recepcionistas com microfones ou blocos para questões escritas cuidarão da seqüência de perguntas. Dê preferência a perguntas feitas por escrito.

Intervalos - Em eventos com mais de uma apresentação o ideal é que os participantes troquem de lugar na volta do intervalo, para estimular o networking e renovar o ângulo de visão. Em grandes eventos é bom avisar que os participantes levem seus objetos de valor ou alguém levará.

Mestre de cerimônias - Jamais deverá continuar no palco verificando seus papéis durante a palestra ou conversando animadamente nos bastidores. Também não deve se colocar ao lado do palestrante durante a finalização da palestra, e nem ficar consultando o relógio, para não desviar a atenção do público.

Finalização - O mestre de cerimônias deve reassumir no final para acordar os presentes, dar avisos de horários, indicar o local do intervalo (se houver) e fazer uma breve descrição da próxima palestra, solicitando o retorno rápido da audiência a seus lugares. Provavelmente quando ele terminar de falar tudo isso o pessoal já terá saído para disputar o coquetel ou o pão de queijo.

Apresentação - Apresente o palestrante rapidamente, sem ler currículos enormes ou exagerar nos adjetivos. Se elogiar demais, o público pode criar uma falsa expectativa e se decepcionar. Deixe que o próprio palestrante venda seu peixe pela sua atuação. Ou não.

Organização do ambiente - Certifique-se de que a entrada para a sala da palestra ou treinamento seja feito pela parte posterior, nunca do lado onde está o palestrante, para evitar distrações. Quem entra ou sai deve fazê-lo pelos fundos. Para treinamentos ou workshops é ideal ter mesas e devem ser evitados auditórios com poltronas fixas, pois impedem dinâmicas e interação do público. Para palestras pode ser utilizado um auditório ou sala com cadeiras na disposição de sala de aula.

O Boss

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A "Membra" da Semana

A eleição inédita no Brasil de uma mulher para a Presidência da República lançou uma questão linguística: Dilma Rousseff é “a presidente” ou “a presidenta” do país? Quando uma mulher se qualifica, por estar fazendo algo de especial na Acesso, ela deve ser chamada de “Membro da Semana” ou “Membra da Semana”?

Brincadeiras a parte, mais uma vez o RH escolheu alguém que há muito merecia vencer esse prêmio. Uma pessoa, que como dizia as dicas, alegra toda a Acesso e assumiu com grande coragem um departamento de muito respeito na empresa. Já sabe quem é? Fácil, né? Com a palavra a “Membra da Semana”:

”Que surpresa, hein?! Fiquei tão feliz que não pude conter o choro rsrsrs. Não tem satisfação maior do que ouvir pessoas tão queridas e que tanto admiro, reconhecendo o meu trabalho. Esse membro da semana com certeza me motiva a buscar sempre mais aprendizado e melhorias. Tudo o que faço, faço de coração e o meu coração já está totalmente entregue na Acesso. Agradeço ao RH (especial pro Humberto, que me escolheu), a Magali e a Dani pelas palavras de estímulo e carinho, e pela amizade de vcs! OBRIGADA, OBRIGADA e OBRIGADA!”











O Humberto, do RH, que escolheu a Carol. Por que a escolha Humberto? Humberto diz a Carol:

“Sempre quis dar o membro da semana pra Carol, desde a época que éramos do RH. Ela é uma pessoa que transmite muita alegria na Acesso, isso me contagiava muito, lembro com muito carinho de nossas animadas Reuniões do RH na última gestão. Além disso é muito admirável a coragem que ela teve ao assumir a grande responsabilidade de cuidar do Departamento de Projetos da empresa.”








O que a Presidência achou da escolha?


“Pra mim é muito importante essa oportunidade que tenho de falar da Carol, é com muito orgulho que falo do trabalho dela na empresa. Além de sua grande alegria, demonstra ser uma pessoa muito responsável, por isso é empolgante ver o grande trabalho que está fazendo na Acesso. Ela agarrou as oportunidades que apareceram com muita coragem e disposição, o que fez com que crescesse muito. É uma pessoa muito querida em que o céu é o limite para o seu potencial. Que ela continue assim!”






“Eu nunca vi a Carol de mau humor! Aliás, quem viu? É uma pessoa sensacional. Foi uma surpresa muito boa quando a Carol chamou pra si a responsabilidade de assumir o Departamento de Projetos. Não tinha ninguém pra assumir tal diretoria e a Carol simplesmente assumiu como se fosse algo fácil. Mas pra ela realmente tem sido fácil, com sua grande capacidade de assimilar as coisas, aliada à sua boa vontade ela faz as coisas se tornarem muito fáceis.”





Parabéns Carol e continue assim!

O Boss