segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Venha participar dos Comitês!

Além dos departamentos e núcleos, existe na Acesso uma outra porta larga de oportunidades. Se trata da participação nos comitês. Na nossa empresa existem dois comitês, o de Responsabilidade Social e o do Movimento Empresa Júnior. Quem tem a oportunidade de participar nessa atividade, sai para o mercado de trabalho com um grande diferencial. Já pensou, neste mundo em que vivemos, onde só se fala em aquecimento global e em medidas sustentáveis, você chegar em uma empresa com um curriculum que indique a participação em um comitê de Responsabilidade Social? Já pensou chegar em uma empresa já tendo participado ativamente em um movimento que reúne empresas de treze estados brasileiros e quase seis mil empresas juniores? Sem dúvida será um profissional diferenciado! Gostaria de participar desses comitês?

Para entender melhor e descobrir qual comitê se identificaria com você, vou falar um pouco de cada um:

Comitê de Responsabilidade Social:

Responsabilidade social é desenvolver práticas e projetos que contribuam para uma sociedade mais ética e justa. Principalmente em relação ao meio social que a organização está relacionada. Isso significa encontrar meios para utilizar os recursos naturais de forma consciente, assim, contribuindo para um ambiente melhor e garantindo qualidade de vida para essa e futuras gerações.

O comitê de responsabilidade social fica responsável por manter tal ideal dentro de nossa empresa. As atividades são divididas entre os membros do comitê através de um revezamento. E quais são essas atividades?

ASSOCIAÇÃO DOS HIPERTENSOS DE JUIZ DE FORA

A Acesso atualiza duas vezes por semana o blog da associação, onde são produzidos posts relacionados aos cuidados que se deve ter com a hipertensão. Além disso, são publicados também, dicas e cuidados com o bem estar do coração.

Acesso o blog e confira esse trabalho:

www.associacaodehipertensosjf.blogspot.com

PROJETOS SOCIAIS

A cada gestão escolhemos uma instituição para realizar um trabalho social. Na última gestão optamos pela ABAN (Associação dos Amigos do Noivo) e fizemos um trabalho muito satisfatório. Conseguimos um grupo de teatro para oferecer uma peça para as crianças da instituição, além de um delicioso lanche.

Dividimos os meses da gestão por temas. O comitê envia uma vez por semana um e-mail relacionado ao tema para todos os consultores da empresa, a fim de conscientizá-los sobre a importância da responsabilidade social e também para motivá-los a participar de projetos sociais. Cartas SAC também são enviadas e lidas em reunião geral, com o mesmo intuito dos e-mails, mas com uma linguagem mais dinâmica e informal.


Comitê MEJ:

Foi criado para disseminar na empresa o Movimento Empresa Júnior. Tem por função tornar conhecido a todos os consultores o movimento. É responsável por fazer repasses das reuniões da Fejemg e do NEJ para que todos dentro da empresa saibam quais são as discussões que estão acontecendo nesses dois grupos e possam ter uma visão abrangente do movimento como um todo.

Compete também ao comitê incentivar o maior número possível de membros a participarem de eventos relacionados ao MEJ, como por exemplo, Prêmio Fejemg e Enej, além de criar uma cultura para que os consultores que entram na empresa se interessem por cargos no NEJ, na Fejemg e na BJ, para que a Acesso tenha uma exposição positiva tanto regionalmente, quanto nacionalmente, dentro do MEJ.

Uma outra função é o incentivo à produção e envio de cases para eventos, pois além de servir como forma de gestão de conhecimento para a empresa, os consultores ficam mais motivados a participar, além de gerar uma grande visibilidade para a empresa dentro do MEJ.

Para mais informações, acesse:

www.brasiljunior.org.br

Mas por que participar de um comitê é importante?

“Participar de um comitê é abrir novas possibilidades para você no mercado de trabalho. Hoje eu trabalho como Assessora de Responsabilidade Socioambiental, graças a experiência adquirida no Comitê de RS da Acesso. Mais do que isso, o retorno é muito maior do qualquer remuneração; você contribui diretamente com o seu trabalho para transformar o mundo num lugar mais justo, com mais possibilidades para todos, mais consciente e sustentável. Não há dinheiro que pague o sentimento adquirido de fazer a diferença em propagar esses valores para todos.”

Gihana Fava

Fundadora do Comitê de RS da Acesso

Assessora de Responsabilidade Socioambiental do Centro de Educação a Distância da UFJF.


Então, gostaria de participar de algum dos comitês e fazer a diferença?

o Boss














2 comentários: