terça-feira, 19 de outubro de 2010

Na internet é diferente


Muito já se falou sobre a internet e as mudanças que esse novo meio trouxe ao jornalismo. Convergência, o fim do impresso ou televisão na internet. Todas essas discussões têm um ponto em comum: o jornalismo online chegou para ficar!
E não podemos ficar de fora dessa mídia que cada dia atrai mais visitantes. Então, fique atento às dicas e saiba todas as características que um texto online deve ter:





INTERATIVIDADE – Na internet a interatividade atinge o seu ponto máximo. O leitor pode escolher vários “caminhos” para ler notícias, participar de votações e deixar sua opinião instantaneamente.

HIPERTEXTUALIDADE - Aparece durante todo o andamento da notícia, pois a informação fica circulando, fazendo com que cada informação te conecte a outra informação e assim até o fim da notícia.

MULTIMIDIALIDADE - É possível incluir vídeos, fotos ou áudio. E pasmem: “Em breve, se poderá usar cheiro, pois já existem pesquisas com transmissão de informações olfativas.” Dá para acreditar?

MEMÓRIA - O fato de ter armazenado a notícia em um blog, por exemplo, já está arquivada no Digital, que proporciona mais memória e qualidade.

PERSONALIZAÇÃO - Como toda a informação está sendo tratada por computadores, é rápido colher informações sobre usuários/leitores e oferecer a mídia que mais interessa a ele.

VELOCIDADE - Só pelo fato da matéria estar circulando na web, já é sinal de velocidade (hoje o jornalismo on line é totalmente instantaneísta). São necessárias atualizações rápidas, com informações inéditas.

Entenda mais sobre Jornalismo Online.

o Boss

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

#Twitter para empresas

Sugestão de pauta: Dani Caldas

Muitas empresas já se atentaram que estarem presentes em redes sociais é uma ótima oportunidade para estreitar o relacionamento com consumidores, criar boa imagem da marca e alavancar as vendas e os rendimentos. Mas o que nem todas fazem muito bem é usar essa ferramenta da maneira adequada para atingir esses objetivos. E agora vamos aprender com o tweet #fail de algumas empresas (reais, acreditem!) o que não se deve fazer quando o assunto é aparecer na rede:




Escrever praticamente todos os tweets em caixa alta:
SÁBADO NA XX EM XX O DJ ARGENTINO RICKY RYAN, UM DOS DJS MAIS COBIÇADOS DO MUNDO
(essa é para quem não conhece a regra número 1 de conversas na internet. Até a Xuxa já aprendeu)

Retuitar todas as mensagens que a marca recebe:
RT @xx Afff…. aqui em Joinville tbém amanheceu muuuuito frio…
(coisinha chata, neh? Responda só para quem elogiou sua empresa)

Falta de uso de encurtadores de links:
Uauu!!sobrancelhas!!! http://www.chatadegalocha.com/2010/07/meu-passado-me-condena-ou-a-importancia-de-saber-fazer-as-sobrancelhas/
(o que aparece é só falta de profissionalismo)

Linguagem em primeira pessoa:
de qualquer maneira, vou ver com as meninas da marca própria para vermos o que pode ter acontecido nas fórmulas. Bjo
(É a empresa que está falando com a pessoa, por mais que seja interessante manter uma proximidade)

Postagens de assuntos conflituosos:
Jesus na Playboy? http://bit.ly/cQbHNR
(nesse caso, só seria "adequado" se fosse direcionado apenas aos ateus)

Não aproveitar as ocasiões:
Hoje é o dia da Pizza! Comemorar essa data é uma delícia.
(Esse foi o único tweet de uma marca de pizzas no dia que era comemorado justamente o dia da pizza. Com tanta coisa que poderia ter sido falado: sabores, história, sugestão de lugares… esse foi o único comentário na ocasião).

E para saber qual melhor horário tweetar, o perfil dos usuários da rede, o conteúdo publicado e outras informações valiosas, não deixe de conferir a imagem abaixo:
Para ver o infográfico com mais detalhes, acesse: http://bit.ly/9XOIBh

o Boss

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Com a palavra: O Membro da Semana

Parece pouco tempo, mas nestes 4 meses de contato com a Acesso muita coisa mudou. Acredito que qualquer pessoa, diante de um novo desafio, sente certa apreensão e até mesmo medo. Mas aqui na Acesso descobri novos trabalhos, novas pessoas, novas oportunidades, que me ajudaram a ser uma pessoa melhor, mais confiante e corajosa. E, por isso, só tenho a agradecer.

O membro da semana me deu uma alegria imensa! Desde a época de trainee (nem tããão distante assim! rs), eu ficava me imaginando nesta situação. Foi uma forma de ver meu trabalho reconhecido e dar ainda mais estímulo para o que vem pela frente (que não é pouca coisa!).

Trabalhando com tantas pessoas diferentes, fica bastante claro que é da diversidade que surgem as coisas mais legais. E é por isso que eu gosto muito de estar onde estou. Obrigada a todos vocês, consultores desta empresa, sempre dispostos a ajudar! Obrigada, Acesso, por me dar a vontade de Fazer a Diferença!


E o que falaram para ela:

Não conheço a Alice desde hoje. Ela tem uma organização e disciplina muito grande. Então, você faz tudo, e muito bem. Você não para, está sempre fazendo alguma coisa e não deixa nada para depois. A campanha do Enej ficou ótima, e além de saber fazer, motivou e ensinou a todos para fazerem também. Gosto muito de você. Continue assim. parabéns!







Quero dizer que gosto mito de você. A gente já fez algumas coisas de noite. Você já entrou muito forte. Aproveitou a oportunidade de mostrar a sua capacidade. Você está fazendo um trabalho muito importante no marketing. Fiquei impressionado com sua dedicação e empenho no projeto da Flaire. Continue assim. Parabéns!







Foi muito bom te conhecer, Alice. Você é muito educada, sabe se posicionar e é muito competente. Sempre confiamos e acreditamos no seu trabalho e tenho certeza que irá continuar trazendo coisas boas para a Acesso. Parabéns!








Membro da semana sempre muito merecido. Parabéns, Alice!
o Boss