terça-feira, 19 de outubro de 2010

Na internet é diferente


Muito já se falou sobre a internet e as mudanças que esse novo meio trouxe ao jornalismo. Convergência, o fim do impresso ou televisão na internet. Todas essas discussões têm um ponto em comum: o jornalismo online chegou para ficar!
E não podemos ficar de fora dessa mídia que cada dia atrai mais visitantes. Então, fique atento às dicas e saiba todas as características que um texto online deve ter:





INTERATIVIDADE – Na internet a interatividade atinge o seu ponto máximo. O leitor pode escolher vários “caminhos” para ler notícias, participar de votações e deixar sua opinião instantaneamente.

HIPERTEXTUALIDADE - Aparece durante todo o andamento da notícia, pois a informação fica circulando, fazendo com que cada informação te conecte a outra informação e assim até o fim da notícia.

MULTIMIDIALIDADE - É possível incluir vídeos, fotos ou áudio. E pasmem: “Em breve, se poderá usar cheiro, pois já existem pesquisas com transmissão de informações olfativas.” Dá para acreditar?

MEMÓRIA - O fato de ter armazenado a notícia em um blog, por exemplo, já está arquivada no Digital, que proporciona mais memória e qualidade.

PERSONALIZAÇÃO - Como toda a informação está sendo tratada por computadores, é rápido colher informações sobre usuários/leitores e oferecer a mídia que mais interessa a ele.

VELOCIDADE - Só pelo fato da matéria estar circulando na web, já é sinal de velocidade (hoje o jornalismo on line é totalmente instantaneísta). São necessárias atualizações rápidas, com informações inéditas.

Entenda mais sobre Jornalismo Online.

o Boss

Um comentário: