terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pretende abrir seu próprio negócio?

O diretor da Iopen Desenvolvimento Empresarial, Carlos Frederico Ferreira, ressalta várias vantagens em montar seu empreendimento, conta quais são as principais barreiras e explica como fazer para superá-las. Confira nesta entrevista o que é preciso para ser bem sucedido na carreira empreendedora e já comece a planejar uma empresa de sucesso.

Quais são as vantagens em abrir um negócio próprio?

Trabalhar seu sonho de uma maneira mais independente e ao mesmo tempo ter um índice de satisfação muito mais elevado. É possível ver o planejamento e colocá-lo em prática. Isso não tem preço.

Outra vantagem em seguir o caminho do empreendedorismo é ter sua formação mais aflorada. Os riscos que aparecem faz com que você se movimente, podendo trabalhar seu comportamento sem se acomodar.

A terceira grande vantagem é a possibilidade de criar uma grande rede de contatos no seu campo profissional. Por exigência do mercado e do negócio, é preciso montar essa rede, que se forma de maneira natural.

Por que os jovens, hoje, buscam se inserir no mercado, de uma maneira mais efetiva, através da abertura de um negócio?

Isso tem acontecido de uma maneira mais freqüente pela falta de oportunidade em grandes empresas. Elas estão mais enxutas. Outra questão é o aumento da competição profissional, para o preenchimento das vagas. E assim as pessoas buscam alternativas, como o auto emprego, tendo o empreendedorismo como solução.

A terceira razão é o incentivo que o empreendedorismo tem mostrado ao longo dos anos por algumas instituições, como a Iopen, Sebrae e as próprias universidades.

Quais são as dificuldades para abrir um negócio? E as dificuldades específicas dos recém formados, que ainda não possuem muita experiência?

Uma das principais dificuldades é trabalhar seu comportamento empreendedor. Ao contrário do que muita gente imagina, dinheiro não é o grande problema para abrir um negócio. O mais importante é ter um perfil empreendedor, pessoas que focam mais em soluções que em problemas. Existem fontes de financiamento que podem ser conseguidas por juros zero ou até mesmo investimentos do governo que são realizados a partir da aprovação do projeto ou plano de negócios. Nesse caso não é necessário devolver o dinheiro. É a chamada subvensão econômica.

Carga tributária também é uma grande dificuldade. O governo dificulta um pouco para quem acaba de abrir o negócio. Não possuem incentivos. Os iniciantes pagam as mesmas taxas daqueles que são experientes, os valores dos impostos são os mesmos.

O empreendedor ainda possui um preconceito na sociedade, vistos como aventureiros. Hoje essa postura está mudando, porque eles correm riscos sim, mas são calculados. Empreender não é só ganhar dinheiro, é fazer acontecer.

Como solucionar esses problemas?

Para vencer essas barreiras, o mais importante é montar um bom planejamento. Definir estratégias e planejar ações para alcançá-las, além de vencer a insegurança, são pontos fundamentais para ser bem-sucedido.

Além disso, é possível participar de programas de incentivo ao empreendedorismo, por meio de ONGs ou empresas privadas. É importante participar de incubadoras de empresas, como o Critt da UFJF, que trabalha o comportamento empreendedor de maneira mais efetiva, além de oferecer cursos e acompanhamento da gestão. Por meio das incubadoras é possível melhorar o lado técnico, como análises de investimento, de mercado, de concorrência e fluxo de caixa. O Sebrae possui o Empretec, programa que também trabalha o comportamento empreendedor. A Iopen possui cursos que desenvolvem o empreendedorismo na prática, específicos para o público recém-formado, tanto em relação ao conteúdo- focando em problemas específicos - quanto aos valores dos cursos. Outro caminho para melhorar a formação é aproveitar o material disponibilizado no site da Endeavor, instituição que oferece vídeo aulas, palestras e documentos online. As empresas juniores também são excelentes oportunidades para alunos desenvolverem características empreendedoras, independente da área que pretendem atuar.


Gostou da entrevista? Deixe seu comentário ;)

O Boss

Um comentário: