quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

É hora da Quali!


Olá, Acesso!

Hoje o post é sobre qualidade. Na escrita!

Sei que vocês são capacitados e escrevem bem: já passaram no vestibular, para a Acesso... Mas existem alguns erros ortográficos muito comuns que qualquer um pode cometer. Geralmente esses erros acontecem por escrevermos de acordo com o som das palavras ou por não conhecermos a nossa língua portuguesa a fundo, até porque ela é bem complexa.

Por isso, separamos algumas dicas para vocês sobre os erros mais recorrentes do português e como evitá-los:


Mas/Mais
Um é conjunção adversativa e o outro é advérbio de intensidade ou pronome indefinido, dependendo do contexto. Para saber qual usar, substitua por “porém” na frase. Se fizer sentido, o certo é “mas”.

Com certeza/concerteza
O certo é sempre “com certeza”. Ou você está sem certeza ou com certeza.

Erros de uso da vírgula
Não existe essa história de “a vírgula serve para você respirar”. Se, fosse, assim, a, gente, usaria, vírgula, em, todas, as, palavras, afinal, enquanto, estamos, falando, estamos, respirando.
A vírgula serve para mudar entonação ou mudar um pouco o rumo da ideia. É como uma renovação da frase.

Mal/mau
Para usá-los adequadamente, é preciso saber que Mal é contrário de Bem e Mau é contrário de Bom. Substitua na frase e veja qual dos dois faz sentido.

Porque/Por que/Porquê/Por quê
O “porque” é usado quando pode ser substituído pela palavra “pois”. Se usa o “por que” no início de uma pergunta e ele pode ser substituído pelas expressões “por qual motivo” ou “pelo qual”.
“Porquê” é um substantivo, então você pode susbtituí-lo pelas palavras “motivo” ou “razão”. E “por quê” só será usado no final de uma pergunta.

Sigla
Quando a sigla forma uma palavra pronunciável, você pode escrevê-la só com a primeira letra maiúscula, ou todas maiúsculas. Por exemplo: Facom ou FACOM. Caso contrário, escreva tudo em letras maiúsculas, por exemplo: CMC, PDCA.

Crase
A ideia da crase é a justaposição de dois “a”. Uma dica para saber quando usar a crase é substituí-la  por “ao”, caso essa preposição seja aceita sem prejuízo de sentido, então com certeza há crase. Por exemplo: Fui à farmácia, substituindo o “à” por “ao” ficaria Fui ao supermercado.
É importante saber que a crase é empregada, obrigatoriamente, nas expressões que indicam horas ou nas locuções parecidas com “à medida que, às vezes, à noite”, e ainda na expressão “à moda”.
A crase não é usada antes de palavras masculinas; antes de verbos, de pronomes pessoais, de nomes de cidade que não utilizam o artigo feminino, da palavra casa quando tem significado do próprio lar, da palavra terra quando tem sentido de solo e de expressões com palavras repetidas (dia a dia).


It’s all, folks. Até o próximo post da Quali para o Clube do Boss!

Nenhum comentário:

Postar um comentário