quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Criatividade pode ser descontração!

Boa noite, amigos!

Como vão todos?
Tudo certo para a viagem à BH? Representem a Acesso muito bem, hein?

Bom,
a dica de hoje é diferente!

Abaixo vocês poderão conferir o vídeo de Gustavo Horn. 
Lá ele fala sobre criatividade e que tê-la não é tão difícil assim...



Aproveitem e divirtam-se!




O Boss

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

É hora da Quali!


Olá, Acesso!

Hoje o post é sobre qualidade. Na escrita!

Sei que vocês são capacitados e escrevem bem: já passaram no vestibular, para a Acesso... Mas existem alguns erros ortográficos muito comuns que qualquer um pode cometer. Geralmente esses erros acontecem por escrevermos de acordo com o som das palavras ou por não conhecermos a nossa língua portuguesa a fundo, até porque ela é bem complexa.

Por isso, separamos algumas dicas para vocês sobre os erros mais recorrentes do português e como evitá-los:


Mas/Mais
Um é conjunção adversativa e o outro é advérbio de intensidade ou pronome indefinido, dependendo do contexto. Para saber qual usar, substitua por “porém” na frase. Se fizer sentido, o certo é “mas”.

Com certeza/concerteza
O certo é sempre “com certeza”. Ou você está sem certeza ou com certeza.

Erros de uso da vírgula
Não existe essa história de “a vírgula serve para você respirar”. Se, fosse, assim, a, gente, usaria, vírgula, em, todas, as, palavras, afinal, enquanto, estamos, falando, estamos, respirando.
A vírgula serve para mudar entonação ou mudar um pouco o rumo da ideia. É como uma renovação da frase.

Mal/mau
Para usá-los adequadamente, é preciso saber que Mal é contrário de Bem e Mau é contrário de Bom. Substitua na frase e veja qual dos dois faz sentido.

Porque/Por que/Porquê/Por quê
O “porque” é usado quando pode ser substituído pela palavra “pois”. Se usa o “por que” no início de uma pergunta e ele pode ser substituído pelas expressões “por qual motivo” ou “pelo qual”.
“Porquê” é um substantivo, então você pode susbtituí-lo pelas palavras “motivo” ou “razão”. E “por quê” só será usado no final de uma pergunta.

Sigla
Quando a sigla forma uma palavra pronunciável, você pode escrevê-la só com a primeira letra maiúscula, ou todas maiúsculas. Por exemplo: Facom ou FACOM. Caso contrário, escreva tudo em letras maiúsculas, por exemplo: CMC, PDCA.

Crase
A ideia da crase é a justaposição de dois “a”. Uma dica para saber quando usar a crase é substituí-la  por “ao”, caso essa preposição seja aceita sem prejuízo de sentido, então com certeza há crase. Por exemplo: Fui à farmácia, substituindo o “à” por “ao” ficaria Fui ao supermercado.
É importante saber que a crase é empregada, obrigatoriamente, nas expressões que indicam horas ou nas locuções parecidas com “à medida que, às vezes, à noite”, e ainda na expressão “à moda”.
A crase não é usada antes de palavras masculinas; antes de verbos, de pronomes pessoais, de nomes de cidade que não utilizam o artigo feminino, da palavra casa quando tem significado do próprio lar, da palavra terra quando tem sentido de solo e de expressões com palavras repetidas (dia a dia).


It’s all, folks. Até o próximo post da Quali para o Clube do Boss!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

(After) Effects


Boa noite, consultores!

Espero que tenham descansado no final de semana para retomar com tudo nessa semana que já começou. Temos muito o que produzir. Como andam as propostas? Reuniões? Fórum?

A dica hoje é muito interessante. Isto porque ela foge um pouco do padrão descontraído de sites/blogs que já mostrei para vocês.
Atenção, principalmente, Criação! O post de hoje é sobre um assunto que, acredito eu, poucos dominam ainda. Sendo assim será oportuno demais. O aetuts possui todas as orientações, ideias e macetes de criação para os melhores efeitos no Adobe After Effects (programa super versátil!).

Um exemplo bem interessante que lá contém e está presente no dia-a-dia de vocês é este: eles orientam como recriar uma sequência dos títulos do filme"Spider-man". Logo abaixo:



Aproveitem a dica!
O Boss

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Puro brainstorm!


Boa noite, Acesso's!

Gostaram da última dica?
Como estamos? Trabalhando muito? 
Gostei de ver a discussão e o empenho na reunião de diretoria de ontem. Vamos manter o ritmo!

O site de hoje é bem útil e, sobretudo, divertido!
É o mais alto nível de criatividade que podemos conferir na publicidade. Vasculhem mesmo. Prestem atenção em cada detalhe.Tem cada coisa diferente que fica difícil até de acreditar que existe.
Com um texto jovem e fácil de ser compreendido,o Blog Plugcitários está pronto para atender todas as necessidades de gente como a gente: faminta por inovação e ideias.






Divirtam-se!
O Boss

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Lápis + Borracha + Desenho + Criatividade = Inovação que deu certo!


Consultores, boa noite!

Começando neste exato momento as postagens relativas à vocês, membros desta 24ª gestão.

Como bem sabem, tudo que aqui é publicado tem como PRINCIPAL objetivo o seguinte: capacitá-los!
Me preocupo com o potencial de cada um e estou buscando sempre trazer novidades do universo da Comunicação para dentro de nossa empresa. Vale a pena acompanhar! Tenho muita coisa interessante para levar até vocês!


Pois bem,
para iniciar em grande estilo, indico hoje o site do artista Jon Contino. Inovador! É simples: ele desenha e pronto! Como vocês poderão perceber na página, ele faz uma coisa diferente do que estamos acostumados: faz identidade visual, logotipos e artes em geral, todas a mão. Grandes marcas vêm apostando no trabalho dele e neste site tem grande parte de seu portfólio. Lá vocês terão acesso a vários outros sites. Tudo interligado, uma novidade puxando outra novidade. 



Aproveitem a dica e que sirva de combustível para a imaginação e criatividade de vocês.


O Boss